A sexta edição do Porto City Race, evento internacional de orientação pedestre em ambiente urbano, realiza-se de 22 a 24 de setembro e fará parte do Circuito Europeu City Race Euro Tour e do Circuito Portugal City Race, contando já com 18 países inscritos: Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Israel, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Nova-Zelândia, Portugal, Rússia, Suíça, Suécia, Ucrânia e Estados Unidos.

O City Race Euro Tour é um conjunto de eventos de Orientação pedestre em cidades históricas, que proporcionam aos participantes a descoberta das cidades relativamente ao que de melhor têm para oferecer, mas também poderem fazer o seu desporto de eleição.

Depois de Paris, Antuérpia, Treviso e Bristol, cabe ao Porto receber - de 22 a 24 de Setembro - a quinta etapa do circuito Europeu, ficando ainda a faltar as etapas de Espanha - Barcelona a 4 e 5 de novembro e Bilbao a 11 e 12 do mesmo mês. 

Relativamente ao calendário do circuito Portugal City Race, que teve início em Esposende (fevereiro), passando por Braga (março), Vila do Conde (abril), Santo Tirso e Vila Real em maio, Leiria e Penafiel em junho e Tondela, Águeda e Figueira da Foz em julho, ficando a faltar as etapas de Aveiro (14 e 15 outubro) e Sesimbra (1 de novembro).

Tal como nas edições anteriores, a Porto City Race vai levar desporto aos locais mais improváveis da cidade. No dia 22 a tradicional prova noturna irá fazer a estreia no Parque da Cidade. Depois de nas edições anteriores a Porto City Race ter levado os participantes a orientarem-se nos Bairros da Pasteleira e Fontainhas, continua na edição 2017, na sua etapa 2, no dia 23 de Setembro, a descoberta do Bairro da Pasteleira novo, Bairro das Condominhas e Arrábida.

A prova rainha a contar para o circuito Europeu, no dia 24 de setembro, vai levar os participantes a percorrer a zona Histórica de Vila Nova de Gaia e a área do Património Mundial do Porto, tendo reservado muitas surpresas para os participantes.