Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Festejos com bacalhau

GARCIA CHEGA HOJE AO CAMPO BASE DO ANNAPURNA

João Garcia só hoje deve chegar ao campo base do Annapurna, depois de ter atingido o cume (8.091 m) no sábado, tornando-se o 10.º alpinista em todo o Mundo a conseguir subir as 14 montanhas acima de 8.000 metros de altitude.

Ontem, João Garcia pernoitou no campo 2 (5.600 metros), depois de no dia do cume o ter feito no campo 4, ao contrário do que aconteceu com a expedição liderada pela espanhola Edurne Pasaban, que fez a descida queimando esta etapa. Em contacto via telefone-satélite com Record, João Garcia explicou: "Não se esqueçam que eu não estou aqui com sherpas e tenho muita ‘tralha' para transportar, que fui deixando nos campos intermédios." É previsível que hoje possa já ter a companhia do polaco Piotr Pustelnik. "Com ele a ajudar será mais fácil."

No campo base, anuncia-se festa de arromba. O médico espanhol que o assistiu em Saragoça, em 1999, na sequência dos problemas do Evereste, volta a estar nos Himalaias e já avisou: "João, não te esqueças que na montanha o bacalhau deve estar demolhado durante dois dias."

A expedição de João Garcia estabeleceu um recorde, por ter sido a que mais cedo atingiu o cume. Antes, a referência era o dia 21 de abril. Sem data marcada está ainda o regresso de Garcia a Portugal.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de João Garcia: objetivo Annapurna

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M