Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Agronomia e Direito com falta de comparência nas meias-finais do campeonato

Equipas "desclassificadas do CN1 2017/18 e, consequentemente, despromovidas ao último escalão competitivo sénior em 2018/19"

A carregar o vídeo ...
As imagens da batalha campal que levou à suspensão do campeonato de râguebi
Agronomia e Direito foram punidos com falta de comparência no embate entre ambos das meias-finais do campeonato nacional de râguebi (CN1), o que anula a final da prova, e despromovidos ao último escalão competitivo sénior em 2018/19.

Em comunicado, após uma reunião iniciada em 29 de maio e terminada a 31, a Direção da Federação Portuguesa de Rugby (FPR) anuncia ter concluído que o jogo de 28 de abril "não chegou ao fim" e "a interrupção definitiva determinada pelo árbitro foi da responsabilidade dos jogadores de ambas as equipas, os quais se envolveram em confrontos físicos".

Agronomia e Direito foram assim considerados "responsáveis pela interrupção definitiva por incapacidade de manutenção da ordem no recinto de jogo", pelo que "em estrito cumprimento do disposto nas referidas normas, a Direção da FPR aplica falta de comparência não justificada às duas referidas equipas"

"Consequentemente, é averbada derrota a Agronomia e Direito no jogo do passado dia 28 de abril de 2018, a contar para as meias-finais do CN1, com o consequente cancelamento definitivo da Final do CN1", anuncia a Direção da FPR.

Agronomia e Direito são, assim, "desclassificadas do CN1 2017/18 e, consequentemente, despromovidas ao último escalão competitivo sénior em 2018/19", sendo que, segundo a ata da reunião, "ainda poderão beneficiar de um novo regulamento de acesso ao CN1", aprovado "em reunião de 02 de maio".

A FPR havia anunciado em 30 de abril a suspensão do principal campeonato nacional da modalidade, na sequência dos incidentes ocorridos no jogo da meia-final da competição.

O organismo considerou, então, que os acontecimentos foram "os mais graves de uma série de incidentes verificados desde a primeira jornada da presente época desportiva, que incluem invasões de campo, um número recorde de castigos por agressões e ofensas, incidentes envolvendo dirigentes e público, e até uma agressão a menor que foi exemplarmente castigada".

O encontro ficou marcado por cenas de violência nas bancadas e no relvado, e pela ausência da equipa de arbitragem, que levou a que o jogo, que o Direito venceu por 15-12, fosse dirigido por um individuo recrutado da bancada.

Na outra meia-final do campeonato nacional de râguebi, o Belenenses venceu o Dramático de Cascais por 37-10.
Por Lusa
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Râguebi

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M