Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Mundial de equipas: Coreias unificam formação feminina a meio da prova

Depois de terem decidido que não iriam defrontar-se nos "quartos", como tinha ditado o sorteio

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte vão apresentar uma equipa unificada nas meias-finais femininas dos mundiais de ténis de mesa, depois de terem decidido que não iriam defrontar-se nos "quartos", como tinha ditado o sorteio.

A decisão, que já mereceu a aprovação e elogios da Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF), anula o encontro que estava previsto para hoje, e coloca a seleção unificada nas meias-finais, fase em que vai defrontar, na sexta-feira, Japão ou Ucrânia.

Thomas Weikert, presidente da ITTF, explicou que a decisão "já foi comunicada aos diretores do evento, e foi recebida com uma enorme ovação por todos os delegados", acrescentando: "todos se congratularam com este momento histórico".

Recentemente, os dois países, tecnicamente em guerra desde 1953, apresentaram uma equipa conjunta nos Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizaram em PyeongChang, na Coreia do Sul.

Antes disso, as duas Coreias só tinham apresentado uma equipa conjunta em duas ocasiões, ambas em 1991: no Mundial de futebol sub20, disputado em Portugal, e no campeonato do mundo de ténis de mesa.

Na semana passada, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, sentaram-se à mesma mesa, protagonizando uma cimeira histórica, realizada na fronteira entre os dois países.

As duas Coreias que acordaram a completa desnuclearização da península, estão em de costas voltadas desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com a assinatura de um armistício que nunca foi substituído por um tratado de paz.
Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ténis de Mesa

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M