Bom dia, caro leitor!
Não sabemos se é adepto de séries, tanto quanto o é do nosso jornal, se nos permite, mas há uma forte probabilidade de já ter ouvido falar em Stranger Things, da Netflix, a história de um grupo de amigos que enfrenta criaturas monstruosas, como Vecna ou os Demogorgons, no tenebroso Mundo Invertido.
Ora, pergunta o estimado leitor, e bem, para que é chamada aqui esta série, dedicada ao sobrenatural e a dimensões paralelas, quando o que está em causa é o dia seguinte ao empate (1-1) no FC Porto-Sporting? A pergunta responde-se a si própria, porque o que lhe vamos revelar nas nossas páginas é um resumo das… coisas mais estranhas (e aleatórias) que alguma vez saltaram dos bastidores de um clássico para alimentar uma guerra sem tréguas entre os dois clubes (nas palavras e nos atos).
Desde a decoração hostil do balneário visitante (ostensiva ou em contexto de… quase invisibilidade) até à temperatura do ar condicionado (sem direito a lufadas de ar fresco), passando por apanha-bolas em greve de zelo (e um aparente excesso dele com as toalhas de Rui Silva), publicamos imagens exclusivas e revisitamos os principais factos que deram origem a uma troca de comunicados e a participações disciplinares de ambos os lados da barricada. Hjulmand, depois de ser mimoseado com uma camisola do Atlético Madrid à boca do túnel, no estádio do rival, viu os portistas fazerem queixa ao CD por alegada agressão a… Tiago Galetto, do AVS.
Como se tudo isto não bastasse, as piores notícias são para Samu, que terminou a época e falha o Mundial, devido a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Kiwior, Martim Fernandes, Luis Suárez e Geny Catamo completam a lista de ‘feridos’ a que nos referimos na capa de Record e que resultou, direta ou indiretamente, deste jogo.
Todos os pormenores para conferir numa cobertura exaustiva, à qual não faltam, sequer, desenvolvimentos sobre o episódio do vidro partido na 1.ª volta em Alvalade e ainda… as consequências para o adepto que proferiu insultos racistas no recente encontro de basquetebol, no Pavilhão João Rocha.
A bonita mensagem que esperava o árbitro Luís Godinho no regresso do Porto, a marca positiva de Seko Fofana na estreia e a confirmação da candidatura de Bruno Sá à presidência do Sporting completam a atualidade relacionada com o pós-cássico, que inclui a habitual análise de Iturralde González aos casos da jornada.
Se as polémicas jogo grande de segunda-feira ocupam parte importante desta edição, vale a pena ficar connosco para o muito que temos para lhe oferecer noutras coordenadas.
No Benfica, o nosso destaque vai para o plano de renovações. Enquanto o promissor Daniel Banjaqui está cada vez mais perto de um acordo para prolongar contrato, António Silva continua sem proposta e Otamendi só decide no verão. Ivan Lima, esse, após ser lançado por José Mourinho, deixou para trás 15 anos de ligação ao clube e rumou aos polacos do Piast Gliwice.
Na restante Liga, onde cabe enquadrar a opinião de José Miguel Sampaio e Nora sobre a inscrição de jogadores desempregados, partilhamos as expectativas de José Gomes para o duelo do Nacional com o FC Porto, fazemos contas ao parcial do Sp. Braga em 2026, acompanhamos a mudança de treinador no Rio Ave e entrevistamos o presidente da SAD do Alverca, José Miguel Albuquerque.
A vitória do Sporting B em Paços de Ferreira é o tema em evidência na 2.ª Liga, ao passo que no futebol nacional escolhemos como protagonista o avançado mais conhecido do… Penamacor, António José Seguro!
No plano internacional, Luís Miguel Henrique ajuda-nos a perceber, na sua rubrica semanal de opinião, o porquê de Cristiano Ronaldo ser demasiado grande para falhar na Arábia Saudita.
Grande e sem fim à vista continua o cabelo (?) de Frank Ilett, o adepto do Manchester United que ganhou fama ao prometer algo que, entretanto, se tornou… ‘impossível’. Quando estava a uma vitória das cinco que lhe permitiriam ir ao barbeiro pela primeira vez desde 5 de outubro de 2024, o empate (1-1) dos red devils com o West Ham deitou tudo a perder… menos a trunfa, pois claro.
O futuro de Francisco Conceição na Juventus, o brilharete de Filipe Coelho na Roménia e a goleada do Al Ittihad, de Sérgio Conceição, constituem outros pontos de leitura obrigatória.
Nas modalidades, saímos da caixa com a irreverência do ucraniano Vladyslav Heraskevych, que resolveu desafiar as convenções nos Jogos Olímpicos de Inverno para homenagear os compatriotas que foram mortos pela agressão russa. Nota para o português José Cabeça, que terminou num discreto 91.º lugar a prova de sprint clássico, em esqui de fundo.
Já no xadrez, abrimos uma janela para o conflito de gerações que está a dividir os Grandes Mestres e as estrelas do digital. As suecas Anna e Pia Crampling personificam este choque de realidades.
Com saltos ao basquetebol (interno e da NBA) e ao andebol (na prévia da 18.ª jornada do campeonato), terminamos em… beleza no voleibol (primeira vitória do Sporting na Liga dos Campeões) e no hóquei em patins (Oliveirense-Sanjoanense, em direto hoje no site de Record, a partir das 21h30)!
Se quiser descobrir mais sobre o Record Next Gen, os seis finalistas do projeto visitaram esta terça-feira a redação da Medialivre e deram o pontapé de saída para o programa que procura novos talentos na criação de conteúdos de desporto nas redes sociais.
Assinalamos também nesta edição o regresso do Olhar Record, uma parceria através da qual vamos selecionar as melhores imagens de desporto.
Saiba mais no Record Premium e siga-nos todos os dias no programa Record Na Hora, no canal Now.
Obrigado pela sua preferência.
Venha daí e tenha uma excelente quarta-feira com o Record.
Boa leitura!