Crise arrasta-se VIEIRA ESPERA SAÍDA DE FONSECA SANTOS
Fonseca Santos ainda não fez a vontade a Luís Filipe Vieira, demitindo-se dos cargos de vice-presidente da Direcção e representante do Benfica na SAD, apesar da maratona de reuniões que decorreram ontem com a presença de ambos e de outras figuras de relevo na estrutura directiva.
O nº 2 da hierarquia e até há bem pouco tempo braço-direito de Luís Filipe Vieira foi severamente fustigado pelos seus pares, para os quais ripostou em tom de desafio: "Vocês não têm poderes para me demitir!"
Se se mantiver irredutível, permanecerá sem qualquer pelouro e completamente esvaziado de poderes, uma mera figura decorativa, à imagem de José Santos, ex-vice presidente para as modalidades na era Vilarinho. Será irrelevante, uma vez que perdeu a confiança de Luís Filipe Vieira.
Se se demitir, abrem-se várias hipóteses para a vaga na Direcção: a subida do primeiro ou do segundo suplentes, respectivamente José Fragoso e Rui Santos. Quanto ao lugar de representante do clube na SAD, equaciona-se a possibilidade de Rui Santos vir a ser cooptado, o que requereria ratificação em assembleia geral da SAD. Rui Santos que participou, juntamente com António Figueiredo, em reuniões com Vieira, antes das eleições, nas quais chegaram a um entendimento no sentido de virem a apoiar a candidatura do actual presidente, abdicando de avançar com outra alternativa.
Aliás, Rui Santos poderá tornar-se numa "muleta intelectual" de Luís Filipe Vieira, tendo em conta a crescente influência que adquiriu junto daquele.
Entretanto, Cunha Vaz e Camilo Lourenço já estão a trabalhar na área da comunicação, da qual foram responsáveis na candidatura de Vieira à presidência. Fonseca Santos tentou inviabilizar a ascensão daqueles dois elementos da confiança de Vieira, mas sem sucesso. Tanto um como outro fizeram saber a Vieira que só assumiriam funções nessa área se Leonor Pinhão, o braço-direito de Fonseca Santos, saísse.
Por outro lado, António Carraça, que esteve no epicentro da crise, poderá assumir as funções de director-geral, tal como pretende Luís Filipe Vieira, a curto prazo. Carraça acaba por sobreviver ao primeiro embate, mas vai entrar num clube em convulsão e com muitas feridas decorrentes da luta interna pelo poder. O próprio Vieira sai fragilizado desta crise, com a queda do seu braço--direito, sobre quem há bem pouco tempo teceu rasgados elogios. Chegou mesmo a afirmar que se não fosse o apoio de Fonseca Santos, jamais se teria candidatado.
Carraça mais cedo
Luís Filipe Vieira vai oficializar o nome de António Carraça como director-geral do Benfica mais cedo que o inicialmente previsto. A recente crise acentuou a vontade do actual presidente dos encarnados, que, deste modo, vincará ainda mais a sua posição e avançará definitivamente para a estrutura que pretende ver em vigor a curto prazo no clube.
A intenção de nomear António Carraça para director-geral da sociedade desportiva para o futebol foi precisamente a "gota de água" que fez emergir a crise no clube da Luz. Carraça apresentou, inclusive, um projecto de reestruturação do clube a pedido de Vieira. Fonseca Santos não concordou com a opção do presidente benfiquista, até porque Carraça iria condicionar a sua influência no futebol.
António Simões terá um papel secundário como director desportivo até Maio, altura em que expira o seu contrato.
A revolução já começou
CUNHA VAZ Emerge da crise como homem de confiança de Vieira, de quem passará a ser uma espécie de braço-direito, acompanhando-o em representação oficial do clube e nas negociações com a Banca. Já trabalha, com Camilo Lourenço, na área da comunicação.
LEONOR PINHÃO Caiu em desgraça, juntamente com Fonseca Santos, que a levou para o Benfica com a missão de "controlar" a imprensa. Procurou inviabilizar a entrada de Figueiredo e Carraça. Já terá recebido a notificação que a SAD não conta mais com os seus préstimos.
JOÃO MALHEIRO Ainda de férias e com contrato expirado, o seu futuro é incerto. Há hipótese de exercer outras funções de visibilidade reduzida, não obrigatoriamente na área da comunicação. É um figura aceite por Cunha Vaz e Camilo Lourenço, ao invés de Pinhão.
Autor: JOÃO CARTAXANA Data:
Sexta-Feira, 9 Janeiro de 2004 - 2:54
• 2:21 -
andre martins
Como e' que os Socios do SLB ainda sonham que sao os maiores? perdemos sempre com os grandes, So' concorrem a presidentes Incompetentes e Vigaristas,isto de sermos os maiores faz-me lembrar as casas de fidalgos falidas, que nao admitiam que estavam na ruina, por dentro viviam na miseria, mas aos olhos dos vizinhos queriam-se apresentar como ricos e poderosos,So' E' de lamentar os Socios serem tao cegos, e votarem en certas pessoas, Do Canada um benfiquista muito Desiludido
Sexta-Feira, 9 Janeiro
• 23:14 -
Miguel Monteiro
Isto só serve para destabilizar ainda mais a equipa. Mas claro, quando a equipa não joga bem e não ganha a culpa é sempre do treinador e dos jogadores. Quando é que há paz no Benfica???
• 16:41 -
Manuel Nascimento
cambada de incompetentes, esse lfv nao percebe de futebol,ainda não compreendi o slb luta para quê? Liga- já não tem hipoteses basta ver a frequencia com que perde pontos por comparaçao com o scp e o fcp,entretanto o camacho vai perdendo massa cinzenta e apresenta equipas com 2 pontas de lança e sem extremos, acho que nesta altura é melhor despedir o camacho por o jpacheco e lutarmos pelo 3º lugar
• 16:20 -
Pedro Guarita
Esta noticia é supertendenciosa, mas felizmente os benfiquistas estão mais que avisados. Espero que o comunicado da direcção seja esclarecedor o suficiente e vamos ver até que ponto a idoneidade de certas pessoas é verdadeira ou não.
• 16:17 -
Hugo Branco
Contrata-se jogadores que são manifestamente adeptos de outros clubes e não é por isso que eles vão jogar menos ou não é por isso que se vai deixar de os contratar. Um caso flagrante disso é o Simão Sabrosa saportinguista desde pequenino agora é um jogador chave na equipa e no Sporting temos João Pinto por exemplo e por ai adiante. Não há que confundir as coisas, o Benfica deve ter na SAD gente competente e têm de ser necessáriamente Benfiquistas mas sim competentes.
• 15:47 -
Zé Pinheira
A vossa luta é por um lugar na Taça UEFA. Ponham-se a pau mas é com o Braga e o Beira-Mar. Que clubezeco de segunda...
• 15:16 -
roquetteS3G
Estalou a crise...AI, AI! Não se zanguem não vale a pena, afinal de contas foi só uma derrota com uma equipa claramente superior (Sporting). Se perdem um jogo e ficam assim, esta falta de resultados ainda vai fazer com que o benfica feche as portas...
• 15:14 -
pmng
Eu acho que o Sr.Fonseca Santos deve-se demitir.....e já agora faça um favor a todos os beniquistas e leve consigo o Sr.Luis Filipe Vieira. É que está visto com esta presidência não vamos a lado nenhum.....Mais dez anos? Nem pensar.
• 15:11 -
Antonio Sousa
Mas benfiquistas,sinceramente qual é o problema?Não foi a Somague,do sportinguista Vaz Guedes,que fez o novo Estádio da Luz?Não foi o Santana Lopes que deu as ajudas necessárias para isso?Vocês não querem é ver a realidade que é esta:os sportinguistas sáo muito mais numerosos do que vocês imaginam.E têm ajudado o SLB. Já nos idos anos 20,vocês jogavam num campo empresta- do pelo SCP.Não acreditam?Consultem a história do fu- tebol português.
• 14:53 -
Matador
Dizem-se grandes, os maiores e os mais fortes? Não fossem os sucessivos perdões dos governos e os arranjinhos de algumas instituições pseudo pró futebol, e há muito tempo que o vosso campeonato era o da Liga de Honra! Sinceramente...daqui a uns anos não passarão de um mito! Continuem a eleger direcções como têm feito ao longo dos últimos anos, que nós agradecemos. Saudações leoninas
• 14:48 -
josé guerra
Porque será que o F.C.Porto empresta centrais a quase todos os clubes da 1ª Liga? Porque será que Deco é o rei das simulações? Porque será que o Dr Dias da Cunha anda tão calado?
• 14:29 -
José Motaleão
Leonor Pinhão a presidente, já! E não se esqueçam do Malheiro, para porta-bocas...
• 14:27 -
ricardo frausto
o k eu axo e k deviam deixar-s d guerrinhas pexoais e trabalharem em conjunto pa o benfica crescer pois estas confusoes so criam e instabilidade no benfica e no plantel... força benfica
• 14:26 -
José Motaleão
O comentário do Sr. Paulo Viegas deve ser lido "somos o maior clube português no fundo...". E tem toda a razão, porque só artificialmente o Sport Lisboa tem sido mantido à tona de água. Veja só que ainda ontem o LFV ameaçou publicamente os jornalistas; as notícias hoje resumem-se a breves alusões, no interior dos artigos, sem q. os visados "piem" muito. Se fosse um dirigente do Sporting a fazê-lo, a campanha que não seria. Façam as pazes e paguem o que devem...
• 14:24 -
JOSE VIEIRA
O Sporting fez o que de pior se pode fazer aos fanáticos lampeões que é ir á catedral "espetar 3-1"..Agora ninguém se entende é simples,eu acho que os adeptos do benfica são fracos,não sabem o que querem,e depois falam mas não dizem nada.Primeiro era vale azevedo o maior,depois o vilarinho,depois vem o LFV,e os titulos a onde estão???? Já vão 10 ANOS e continuam a falar mal do Dias da Cunha e Pinto da Costa,é mesmo para nos fazer rir,bem hajam.....
• 14:24 -
Paulo Tuba
É impossível não comentar o porquê da diabolização de Leonor Pinhão. É a melhor atitude desta direcção. Rua com a senhora. O seu apoio ao Vale e Azevedo é coerente. Incoerente é ser colaboradora de LFV. Populista como o antigo presidente, escreve e repete aquilo que o benfiquismo QUER acreditar. Assim o FCPorto não terá rival! Nunca mais! Deixem-na a escrever e a dar a sua pobre opinião no papel da concorrência. Ela escreve para as típicas conversas de barbearias e tascas. Ai Benfica!!!
• 14:18 -
António Cachopas
Sim, a Leonor Pinhão na presidência do benfica é a mesma coisa que o Paulo Porta em primeiro ministro. Duas das maiores anedotas des país! SCP
• 14:12 -
Flávio
O SLB nunca + é deixado em paz! Lamento saída de alguns colaboradores benfik, lamento k alguns comentad arrasam pessoas k smp defenderam o SLB, ñ perdoam por terem tido colagem a energúmenos k só fizeram mal ao SLB e se serviram dele, e oxalá k tudo assente e os planos de LFV sejam viáveis e cumpridos. É k tnt sócios como adeptos SLB já ñ sabe p/onde se virar tais as atoardas e os resultados serem negativos. Viva SLB. E por favor snrs. dirigentes já são crescidinhos de + p/ agirem c/ + juizinho
• 14:11 -
Paulo Tuba
A actual história do Benfica lembra a daquele magnata que morreu e deixou herdeiros - uns incompetentes e mamões, a engalfinharem-se para ver quem fica com o maior quinhão. Final da História: Habitualmente dão cabo de todo o património, ficam sem guito e passam a viver do nome. Pobre Benfica!
• 13:48 -
Eugénio duarte
Esta direcç=governo só TANGA