 |
|
A decisão da Jordan-Midland quanto à dupla de pilotos para 2005 deve ser anunciada em breve, com Tiago Monteiro a agarrar uma das vagas e o indiano Narain Karthikeyan a outra.
Ontem, Karthikeyan, que também vem da “World Series by Nissan” (WSN), anunciou ter chegado a acordo, enquanto o português era dado como segundo piloto, entre o lote de elegíveis já anunciado.
A escuderia desmentiu, frisando que faltam pormenores, mas é cada vez mais um dado adquirido que a opção são dois pilotos sem experiência de GP de Fórmula 1, um dos quais, Karthikeyan, nem possui superlicença – faltam 300 quilómetros. Mas Trevor Carlin, director desportivo da Jordan apontado pela Midland, sabe o que está a fazer. Por um lado, conhece bem estes dois pilotos, pois trabalhou com eles na WSN (e na Fórmula 3, com o indiano), por outro, como fez questão de frisar à BBC, “2005 será um ano de aprendizagem.
Estamos um ano à frente do programado, por isso vamos usar este período para aprender sem gastar nada do orçamento de 2006.” Carlin acabou por admitir, em relação a Karthikeyan, que o acordo “não está finalizado, mas falta pouco. 90 por cento está feito”.
O que falta é um pacote de patrocínios e a negociação que os “encaixe” no carro, algo em que Monteiro também está a trabalhar na sede da Jordan, em Silverstone (Inglaterra). “Narain [Karthikeyan] tem alguns bons patrocinadores e é um piloto bastante rápido”, adiantou Carlin, pensando certamente no grupo Tata e no Bharat Petroleum.
Falta confirmação oficial
O director desportivo da Jordan não falou do português, mas o “site” do “Autosport” inglês dava Monteiro como favorito à outra vaga, enquanto o “Sportmotores” e o “Autosport” português avançaram mesmo com a certeza da contratação.
Monteiro terá assinado na segunda-feira e será apresentado em breve. Não se conhecem pormenores, mas a duração da ligação deve ser de um ano, tal como a de Karthikeyan.
O piloto portuense, de 28 anos, torna-se assim no quarto português a entrar na Fórmula 1, sucedendo a Nicha Cabral, Pedro Matos Chaves e Pedro Lamy.
|