Futebol > Nacional > LIGA SAGRES > Sporting
Relvado é para manter
ORIGEM DO PROBLEMA JÁ FOI DETETADA

O Sporting decidiu manter o relvado, o sexto do novo Estádio José Alvalade, baseando-se no parecer dos técnicos que fazem a manutenção do mesmo. Esta deliberação resulta da convicção de que o tratamento está a surtir os efeitos desejados, além de que um novo piso custaria aos cofres leoninos perto de 100 mil euros e necessitaria de duas a três semanas para estar em condições de ser utilizado.

Assim que terminou o encontro com o Penafiel, domingo passado, Paulo Bento não se conteve. "Dificilmente conseguimos acertar com o relvado! Já vamos no quarto em quatro anos que levo de treinador." Ontem à tarde, a Comissão Executiva do Sporting reuniu-se com especialistas portugueses, ingleses e holandeses e representantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, instituição que tem trabalhado com o clube de Alvalade e que já diagnosticou o problema - uma praga de algas. Ficou reforçada a ideia de não é necessária solução radical, pois, apesar da aparência sugerir o contrário, o relvado está a reagir positivamente ao tratamento.

Areia faz parte da solução

Ao que apurámos, a camada de areia que era visível do lado norte do relvado no encontro da Taça de Portugal faz parte do processo de resolução do problema e destina-se a absorver a humidade das algas. Em Alvalade, há a convicção de que quando a formação de Paulo Bento realizar o próximo jogo em casa, frente ao Marítimo, a 1 de novembro, já o piso estará em melhores condições. Aliás, a avaliação feita pelas equipas de manutenção indica que o relvado está melhor do que se encontrava nos encontros com Hertha e Belenenses.

Após o concerto que os AC/DC deram em Alvalade, em junho último, os responsáveis leoninos hesitaram em remover o anterior relvado, que reagira bem ao impacto do espetáculo da banda australiana. Ainda assim, optaram por substituí-lo. Os problemas começaram em final de agosto, mas crê-se que são resolúveis.

Quando o calor estraga

O Estádio José Alvalade, desenhado pelo arquiteto Tomás Taveira, foi inaugurado a 6 de agosto de 2003, dia em que o Sporting defrontou o Manchester United. Desde então, o recinto leonino já conheceu seis relvados, o que dá uma média de um por ano.

A raiz do problema remonta praticamente à inauguração do estádio. Etem a ver com questões de ordem natural, mas também arquitetónica. Por exemplo, o topo norte está demasiadamente exposto ao sol. Entre as extremidades norte e sul há uma diferença de 10 graus. Além disso, as altas temperaturas que se verificaram no verão e em outubro não ajudaram; bem pelo contrário, prejudicaram o tapete, pois impedem que a relva cresça.

Outra deficiência detetada é a menor ventilação do estádio, quando comparado como os recintos dos rivais. A cobertura, mais fechada, tem efeitos na acústica, mas permite menor entrada de luz.

As más condições dos relvados, que estiveram na origem de um diferendo entre Sporting e RED, empresa que colocou o primeiro, já provocaram três substituições. Por outro lado, os concertos dos Rolling Stones, em junho de 2007, e dos AC/DC, em junho deste ano, levaram à remoção de outros dois.

Autor: NUNO MARTINS
Data: Terça-Feira, 20 Outubro de 2009 - 8:39
Comentar Enviar por email Imprimir Classificados Alertas Rec Pesquisa
EXCLUSIVOS JORNAL RECORD
Dias Ferreira: Competência e rigor
O novo capitão da Academia
COMENTÁRIOS
Quarta-Feira, 21 Outubro
• 18:50 - Nuno Branco
"...baseando-se no parecer dos técnicos que fazem a manutenção do mesmo." QUAL MANUTENÇÃO?

• 17:07 - leâo de Amsterdam
O Sr EDMELO não conhece outro problema igual porque talvez nunca tenha lido as noticias sobre estes assuntos pois fique sabendo que o Arena em Amsterdam tem o mesmo problema falta de ventilacão na relva que está colocada em terreno solto por cima dos parques de estacionamento,não foi por nada que o AJAX tem relvado metade sintético misturada com outra metade vegetal.viva a relva que mesmo danificada continua a ser verde

• 16:49 - odivelascity boy
Mas o discurso no Sporting não muda, é tudo para manter! Será que os sócios também vão manter uma administração destas...com tamanha inércia ?

• 10:34 - Jorge Pires
Rui Pereira - concordo plenamente com a sua Solução ....a qual já eu tionha pensado para os meus botões ...só acrescentando que aproveitava-se tb para colocar os Ecrans noutro lugar-posição, talvez até na parede do fosso junto ao novo relvado !....

• 10:33 - Utilizador Registado
Serve de desculpa ao Bento,pelo futebol que nao jogam.Em 4 anos os mesmos jogadores e excelente.Sera falta de capacidade pra melhor,ou sera so a relva?A CL mostra todos os jogos,nao se ve um relvado[?]igual,porque so no Sporting isto acontece? Ano passado tiveram o verao inteiro,duas semanas antes do inicio da Liga,decidiram substituir a relva,UMA SEMANA estavam jogando,sera por isso que nao enraiza?Saiu a areia,apareceu aquela terra solta da foto,quantos anos serao necessarios para enraizar?

• 4:33 - SENHOR AGUIA
Ah! Afinal a culpa e dos AC/DC...

• 0:37 - JuanLorenzo
Deixem-no tar assim qe ta bom. Isto é mais umas das tacticas do PB ..para quando um jogo correr mal. ;) Vaááá meus caros, mudem-me esse relvado, se nao o mudam, bem, mais valia um peladinho ^^ FORÇA PORTUGAL!

• 0:34 - Alvaro Costa
Claro... tudo o que não presta deve-se manter. Assim está o meu clube. Será que não aparece nínguem para inverter esta situação? Qualquer dias temos menos adeptos que o Carcavelos.

• 0:28 - Rui Pereira
O grande Barcelona no verão, para que o seu relvado suporte altas temperaturas tem ventiladores por debaixo de uma lona suspensa que o arrefece, quem ja teve o previlegio de o visitar no verão pode confirmar as minhas palavras.Em Alvalade para acabar de vez com os problemas do relvado, rebaixa-se o fosso entrando assim mais ar pela entradas do estacionamento e acrecenta-se mais uns lugares de bancada ate ao relvado.Não sou Engº!!SportingFirst!!

Terça-Feira, 20 Outubro
• 23:49 - Sérgio
Aparentemente houve 6 mudanças de relvado. O que todos parecem esquecer é que já houve varios eventos em Alvalade que deram cabo de alguns desses 6. Já lá vi 2 ou 3 relvados razoáveis. A questão é, compensam os mega concertos no estadio? Sim. Se a seguir investirem num relvado decente. Este q lá esta é lixo. Troque-se.

• 23:06 - mag
Quer-me parecer que o técnico que detecta este tipo de problemas é o mesmo que detecta os problemas da equipa de futebol. A ser verdade, a frase "O RELVADO É PARA MANTER", tal como a outra "A EQUIPA TÉCNICA É PARA MANTER", faz todo o sentido.

• 22:31 - Alente
Chamem os AC/DC ,simplesmente memoráveis,isso sim um verdadeiro espectaculo

• 22:21 - Jorge Pires
Com tantos "Buracos" podia-se aluguar o "Green" (que resta ainda !!!...) a jogadores de ........... Golfe, Berlinde ou colocar Parquimetros para Estacionar o ....Carro !!!.......

• 21:02 - EDMELO
Não conheço, a nivel nacional ou internacional, um clube com tantos problemas no relvado. O investimento e a selecção do fornecedor não incluia um prazo de garantia? Desperdiça-se dinheiro de acordo com o desperdiçar de oportunidades desportivas e outras .... Os comentários da TSF sobre o terreno, no ultimo encontro, foram de "gritos"!!!!!!!

• 20:20 - Duarte F. P.
Relvado em mau estado é um problema sim senhor, por favor, não misturem as coisas, há cada uma, parece que não têm mais nada de importante para fazer eheh, senão dizer mal, porque sim. A crítica com objectividade é bem vinda, mas, pessoal, reparem que foi numa vitória que o treinador manifestou desagrado pelo mau estado do relvado, não acho que ele tenha aproveitado a situação para justificar exibições menos conseguidas." Mal alheio não cura minha dor".

• 20:04 - manuel cardoso
Mau futebol+ relvado= mau relvado

• 19:56 - bicas
relva sintectica..... assim ja na a desculpas

• 19:38 - João Lanhoso Larangeira
A relva está uma desgraça há muito tempo....

• 19:35 - unforgiven
Eu sou sportinguista mas depois de ler os comentarios pergunto - Se acabam com os concertos em Alvalade, que raio de espectaculos é que vamos poder ver no nosso estadio? é q bom futebol não é de certeza...

• 18:45 - antonio lima
Não gosto do Paulo Bento como treinador, aceitaria com bons olhos a mudança da equipa técnica, mas mesmo assim, enquanto ele lá estiver o Sporting terá sempre o meu apoio. Exultarei com as vitórias, ficarei triste com as derrotas. Sabem porquê? Pq o clube está acima de qualquer individualidade que momentaneamente lá esteja. As pessoas passam, mas o clube fica, o clube sim é que é 4ever. Abraço aos que são verdadeiros leões!!

» Mais comentários
TODAS AS NOTÍCIAS
Sábado, 21 Novembro
0:10   Captações na Marinha Grande
  ESCALÕES DE ESCOLAS E INFANTIS
Sexta-Feira, 20 Novembro
23:44   Vídeos Futebol - Entrevista com Paulo Bento
  
21:56   Sá Pinto: «Esperança no futuro»
  SATISFEITO COM O REGRESSO A ALVALADE
21:42   Bettencourt: «Estes dias foram muito animadores»
  LÍDER LEONINO ENTUSIASMADO COM A CONTRATAÇÃO DE CARLOS CARVALHAL
20:25   Nobre Guedes cooptado na SAD
  SERÁ RESPONSÁVEL PELO PELOURO FINANCEIRO
19:22   Vídeos Futebol - Record treina com o Pescadores
  
18:27   Claques apoiam Carvalhal e pedem empenho aos jogadores
  ADEPTOS ASSUMEM QUE É PRECISO UNIÃO PARA ULTRAPASSAR MAU MOMENTO
11:30   Izmailov e Vukcevic em pleno
  RUSSO AINDA NÃO JOGA ESTE FIM DE SEMANA
7:52   Carlão na rota leonina
  EMPRÉSTIMO É ALTERNATIVA
7:48   Regresso de Tello em equação
  SEGUNDO A IMPRENSA TURCA
Quinta-Feira, 19 Novembro
18:21   Futsal - Sporting recebe Freixieiro na Taça
  SORTEIO DA TERCEIRA ELIMINATÓRIA
16:54   Treino sem Vukcevic e sem bola
  RESTANTES INTERNACIONAIS JÁ REGRESSARAM
11:25   TAÇA DE PORTUGAL - Pescadores à linha vs. Sporting de arrastão
  DIFERENÇAS ENORMES ENTRE OS DOIS CLUBES
11:20   TAÇA DE PORTUGAL - João Horta Gato: «O Sporting que se cuide»
  PESCADORES QUEREM TIRAR PARTIDO DO MAU MOMENTO DO LEÃO
7:56   Luís Aragonés recusou leões
  ERA A SURPRESA DE BETTENCOURT
7:54   Concorrência por Carlão em janeiro
  FC PORTO, COLÓNIA E SARAGOÇA ATENTOS
7:49   Stojkovic quer ter nova oportunidade
  APOSTADO EM RECONQUISTAR O SEU ESPAÇO
7:30   Vukcevic esperado na sexta-feira
  MONTENEGRINO DEFRONTOU A BIELORRÚSSIA
Quarta-Feira, 18 Novembro
17:15   Stojkovic ajuda a travar invencibilidade sul-coreana
  SÉRVIA VENCE (1-0) ASIÁTICOS QUE NÃO PERDIAM HÁ 27 JOGOS
11:14   Carvalhal puxa pelo físico e pela defesa
  TREINADOR JÁ CONTOU COM OS SUB-21
» Mais Noticias
LOGIN
Não está registado? Clique aqui | Esqueceu-se da sua password?
PESQUISA
INQUÉRITO
Carlos Carvalhal é uma boa escolha para recuperar o Sporting?
SimNão


Outros inquéritos
INQUÉRITO 21-11-2009
Sem Cardozo, o Benfica vai conseguir eliminar o V. Guimarães da Taça de Portugal?
Sim 74,9%
Não 25,1%
 ALERTAS SMS RECORD - SPORTING
Golos - Envie RCGSCP para o nº 3332
Noticias - Envie RCNSCP para o nº 3332

Custo por mensagem: €0,30
Mais serviços em: www.record.pt/alertas
 FOTO GALERIA
Ver Foto Galeria »»»

 Foto Reporter

 Twitter
 RECORD PDA
Toda a informação de desporto na sua
agenda electrónica.
» Mais informações
 RECORD
O Record na Playstation Portable
» Mais informações
25
pontos
25
pontos
20
pontos
17
pontos
15
pontos
15
pontos
14
pontos
14
pontos
10
pontos
10
pontos
10
pontos
8
pontos
8
pontos
8
pontos
8
pontos
7
pontos
Definir como Homepage Alertas PDA PSP Media Center Registo Jogos Sudoku Classificados
RSS/XML Exclusivos Fora de campo Iniciativas Promoções História de Record Estatuto Editorial Ficha Técnica
Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Directórios | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
Personare.XL | Classificados | Emprego | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edisport, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.