#Football Inclusion

O Sindicato dos Jogadores assinalou a semana europeia do desporto conjugando no mesmo evento a promoção da prática desportiva e a inclusão social. A Conferência pela inclusão social no e através do desporto foi um sucesso e, em representação dos jogadores de futebol, quero agradecer a todos os oradores e instituições presentes, bem como aos jogadores, jornalistas, refugiados e jovens alunos da escola secundária Marquês de Pombal que "calçaram as botas" no jogo solidário, arbitrado por Bruno Paixão.

A relação efetiva com a comunidade é, no meu entender, uma enorme mais valia para o jogadores. O Sindicato procuram incutir nos atletas a responsabilidade associada às funções que desempenham e fomentar uma participação informada e genuína em projetos desta natureza.

A responsabilidade social não se traduz apenas em oferecer autógrafos, ou marcar presença em eventos. O enriquecimento pessoal advém do relacionamento com aqueles que mais necessitam, da capacidade de influenciar positivamente a vida dos outros e dos contactos com as instituições que trabalham neste setor, que perduram muito para além da carreira desportiva.

O desporto é talvez o melhor veículo para a inclusão social e, por isso, quisemos celebrá-lo com a realização de uma ação inclusiva. O Sindicato continuará a desenvolver projetos a nível interno e acompanhar o que de melhor se faz no estrangeiro. A propósito deste tema, integramos o projeto SPIN –Sports Inclusion Network, que pretende fomentar as boas práticas em matéria de integração social através do desporto.

Nota final para o primeiro clássico da época, um grande jogo, onde os protagonistas maiores, jogadores, treinadores e equipa de arbitragem fizeram a diferença, pela positiva.

02.10.2017
M M