Joaquim Jorge
O FC Porto perdeu e até custa a acreditar! Depois de estar a vencer o Guimarães por 2-0, não passaria pela cabeça de ninguém este volte-face sensacional. Luís Castro, actual treinador do Guimarães, que já foi do Porto bem merece esta vitória.
Goste-se ou não, os adeptos do Porto estarão tristes e cabisbaixos, mas o Porto foi o grande vencedor da 1.ªparte, mas na 2.ªparte deixou-se adormecer, e talvez, o excesso de confiança deitou tudo a perder.
Pelo meio o V.A.R. (vídeo assistant refere) ajudou o Porto que conseguiu o 2.ºgolo em fora-de-jogo, mas de uma forma caricata, o V.A.R. deixou de funcionar, sofreu um apagão e, ao não poder analisar-se o lance por falta de comunicação favoreceu o Porto.
O futebol português é pródigo em acontecimentos inexplicáveis! Não lembra ao diabo o V.A.R. não funcionar, mas deveria ser previsto nos regulamentos outra forma de comunicação, por exemplo, a repetição do lance via transmissão na televisão. O V.A.R. deixou de funcionar, mas a transmissão da televisão que eu saiba não. Se durante um jogo de futebol um árbitro lesiona-se e é impedido de prosseguir é trocado por outro, se um jogador se lesiona processa-se uma substituição. No caso do V.A.R. tem que passar haver o plano B. Por acaso, o resultado foi favorável a quem foi prejudicado, mas poderia não ter acontecido.
Esta situação ridícula deve servir de exemplo, para no futuro algo semelhante seja colmatado em cima do acontecimento e não prejudique o resultado do jogo. O V.A.R. tem melhorado muito a verdade do jogo.
O Porto desta vez, só se pode queixar de si próprio, mas mais vale no início de época, por forma a poder corrigir os erros.
O Porto perdeu porque o Guimarães foi superior no 2.ºtempo e teve mais posse de bola. O Porto parece que ficou anestesiado com a facilidade com que chegou ao 2-0. Mas hoje em dia, a diferença entre equipas esbateu-se e não se pode baixar os níveis de concentração.
O Guimarães é uma equipa com personalidade que nunca baixa os braços e desiste. O intervalo foi um tónico para mudar e conseguiu-o. Não há dúvida que houve dois jogos no mesmo jogo: 1.ªparte foi do Porto e a 2.ªparte do Guimarães.
O Porto perdeu, por culpa de um Guimarães excelente e categórico. Este resultado mostra a beleza do futebol, em que não há um vencedor antecipado e antes do apito final.
Um resultado destes é mau para o Porto, mas estamos no princípio, todavia é um aviso para outras equipas (Benfica, Sporting, etc.) quando defrontarem o Guimarães. O Guimarães irá a qualquer campo e jogará o jogo pelo jogo sem complexos e tentará a sua sorte.
Este resultado final de Porto 2 - Guimarães 3, indica que o campeonato será mais equilibrado e isso só beneficiará o nível do futebol português.
O Porto perdeu sem saber como, mas vai acordar e voltará a ser vitorioso. Tentar arranjar desculpas é um erro de percepção, mas o Marega faz falta e é uma mais-valia, desde que tenha a cabeça no Porto.
Nota: O Benfica fez um grande jogo, esta vitória por 4-1 beneficia o Benfica, mas também, o ranking e o futebol português. Ter duas equipas (Porto e Benfica) na fase de grupos na Champions é muito bom e importante.