Joaquim Jorge
Não sei o que se passa com Mourinho, já não é implacável como antes! Penso que se nota a ausência de Rui Faria que lhe servia de almofada e conselheiro privativo com uma lealdade incrível, o Silvino é insuficiente para aguentar tudo isto, a ausência da família que está em Londres, Manchester fica a mais de 300km. A sua mulher sempre foi o refúgio do guerreiro em alturas de tempestades, tudo isto, mais o azar e também culpa na abordagem da época têm feito mossa a Mourinho.
Mourinho nas equipas por onde passava os seus jogadores com a sua presença pareciam ser melhores e mais jogadores, recordo-me no Inter de Milão, no Chelsea e mesmo no Real Madrid, fez de Ronaldo mais jogador.
Mourinho é muito bom treinador, mas já não faz a diferença, fala demais e isso desestabiliza-o e a quem está com ele: jogadores, dirigentes e adeptos. Mourinho se falhar em Manchester que é não ser campeão, não tem muitos clubes para onde ir, a não ser o PSG. A sua chama está a empalidecer o que é pena porque foi um fora-de-série.
Está a atravessar um mau período no Manchester United, tem bons jogadores, mas não tem jogadores que façam a diferença. Ibrahimovic faz falta nem que fosse jogando a espaços pela sua genialidade e dar um toque de perfume ao seu futebol. Lukaku arrasta-se e pouco joga, Alexis é uma sombra do que joga, Pogba gostava de ser uma estrela, mas não passa de uma estrelinha.
O Manchester United ter sido eliminado da Taça da Liga pelo Derby County e a seguir perder em casa com o West Ham (3-1) foi decepcionante, mas não arrumou com Mourinho. Na Liga dos Campeões conseguiu, para já estancar as derrotas - empatou, mas fez um jogo sofrível e mesmo assim poderia ter ganho. Os jogadores do Manchester United, a bola parece que tem picos todos se querem desenvencilhar dela e não assumir responsabilidades.
Mourinho também é um pouco culpado desta situação, pelo ambiente que criou à volta dos seus jogadores, passou de defensor ferrenho do seu balneário, a apontar o dedo a alguns jogadores. Mourinho comete um erro crasso de não deixar sair quem não quer estar com ele e no seu Manchester. Nota-se que há jogadores contrariados no Manchester United, deste modo, não rendem.
Se Pogba quer ir embora já deveria ter ido. Contudo não nos podemos esquecer que foi Mourinho que pediu a sua aquisição milionária. De Gea é o único que se safa e a aposta de o manter é excelente.
Tenho saudades de Mourinho quando atacava outros treinadores e fazia jogadas psicológicas nos embates com os seus adversários, agora, está manso e recatado. A sua postura no banco contrasta com o estilo anterior de exuberância e imagens gestuais que ficam na história, parecia mais um jogador, foram copiadas pelos seus seguidores a começar por Simeone e recentemente Conti.
Não acho que Mourinho vá embora do Manchester United, mas tem que perceber que não chega ter os adeptos do United com ele, tem que ter os jogadores e tem que começar a vencer.
No Chelsea tinha os adeptos a bater palmas no final dos jogos quando perdia, todavia, esse cenário é insustentável. Se Mourinho falhar no Manchester United a sua estrela começa a apagar-se.
Tenho pena, porque é dos melhores do Mundo e não fica a dever nada a Guardiola, apesar de ter um estilo não tão belo, mas eficiente. Nunca me esqueço quando treinador do Real Madrid já campeão por Espanha e afirmou com a sua fome de vitórias que teria que ir vencer a Nou Camp por uma questão de orgulho, e assim aconteceu com um contra-ataque letal tendo como principal figura Ronaldo.
Fundador do Clube dos Pensadores
*escrevo ao abrigo do antigo AO