Clube dos pensadores

Joaquim Jorge

Joaquim Jorge

Fundador do Clube dos Pensadores
Joaquim Jorge

Neymarmania

Josep María Bartomeu, presidente do Barcelona, disse que tudo tem um limite e ninguém está por cima do Barcelona. A verdade é que Neymar foi-se e, no Barcelona nunca pensaram que fosse possível. Foram ludibriados e por falta de perícia. Bastava terem aumentando a cláusula de rescisão substancialmente (a de Messi é de 1000 milhões de euros) e ter melhorado o contrato de Neymar.

Mas não o fizeram! Apenas uns retoques. Estavam preocupados com a renovação de Messi e esqueceram-se que há outros grandes jogadores no Barcelona. Neymar é um prodígio e vai fazer coisas muito bonitas no PSG. Vai jogar mais liberto e vamos vê-lo a marcar livres ao nível de Messi.
O dinheiro não é tudo, mas o Barcelona sai abalado pela saída de Neymar. Faz um encaixe de 222 milhões de euros, mas não vai conseguir substituir, do pé para a mão, Neymar. O saudoso Johan Cruyff, sempre disse que seria incompatível Messi e Neymar na mesma equipa. As coisas duraram, mas Neymar fartou-se de estar à sombra de Messi. Deste modo, Cruyff tinha razão e a sua profecia concretizou-se, mas infelizmente não assistiu em vida a ela.

A direcção do Barcelona mostrou falta de tacto e de antecipação. A forma como se relacionou com o pai de Neymar, pensando que acalmava a investida do PSG. Não cabe na cabeça de ninguém dar um bónus de 26 milhões de euros a uma pessoa por conseguir manter esse jogador. Neymar vai ganhar muito mais e pode muito bem dar esse dinheiro e ainda mais ao seu pai.

Neymar pai disse que tentou convencer Neymar a ficar no Barcelona, mas eu não me acredito no que diz. A sua influência neste negócio é crucial e muito importante. Neymar pai adora dinheiro e vida faustosa. Os 26 milhões de euros que o Barcelona lhe deve, isto é, - não lhe pagou- é que fez despoletar tudo isto.

A Neymarmania vai pagar rapidamente Neymar. Os adeptos seguem comprando a camisola n.º10, a publicidade à volta deste negócio estratosférico faz o resto. Recordo-me este ano que Ibrahimovic disse que a venda da sua camisola n.º9 deu para pagar Pogba que custou 109 milhões de euros.

O futebol é uma máquina de fazer dinheiro e não vai parar o nível de gastos. Como diz Mourinho, o problema do negócio de Neymar - é as suas consequências. Qualquer jogador agora vai custar muito mais. O perigoso sistema de desregulação económica em que só o Qatar e os Emiratos têm arcaboiço.
Mas, cá para nós, que ninguém nos ouve: Neymar vale esse dinheiro e muito mais. Só tem 25 anos e uma progressão enorme.

O problema do Barcelona é o seu autismo "Messiano". Só vê Messi e mais ninguém. Ao contrário do Real Madrid que pouco respeita e idólatra Ronaldo.

Ronaldo mais cedo ou mais tarde vai sair do Real Madrid e este ano é o que deveria ter feito. Mais tarde, vai-se arrepender.

Ainda vamos ver, o Real Madrid a dar-lhe um chuto e enviá-lo pela porta fora. Mourinho é mestre em sair, antes que não o queiram.

Nota: O Manchester United mostrou fibra ante o Real Madrid. Mourinho perdeu mas deu sinais que este ano as coisas estão diferentes para melhor. Zidane, às vezes, é bafejado pela sorte e pela arbitragem. Ibrahimovic era e será no futuro importante, nesta equipa musculada, pelo seu encanto e técnica. Ibrahimovic está em negociações para voltar, a sua recuperação ao joelho está a ser rápida.

10.08.2017
M M