Números da Liga

Luís Avelãs

Luís Avelãs

Jornalista
Luís Avelãs

Pontaria de Jonas funciona em contraciclo

Já muito se disse ( e escreveu) sobre o cinzento arranque de temporada do Benfica. Os problemas, aliás, são inúmeros, destacando-se a tremenda dificuldade que a equipa revela para ganhar, nomeadamente nos jogos fora. Nos Barreiros, diante do Marítimo – quarta deslocação do campeonato –as águias somaram o terceiro tropeção (1-1), depois do empate em Vila do Conde (1-1) e da derrota no Bessa (1-2). A única vitória como visitante aconteceu em Chaves, com o golo solitário de Seferovic a aparecer já nos últimos instantes. Mas marcar, curiosamente, não tem sido o maior problema, pois as águias até são a única equipa que fez golos em todas as jornadas. De resto, Jonas soma 9, lidera a lista dos ‘artilheiros’ e só não deixou a sua marca precisamente no sucesso em Trás-os-Montes. A partir daí faturou sempre, pelo que vai numa sequência de seis jogos a acertar nas redes.

Pode mesmo dizer-se que o brasileiro segue em contraciclo com o rendimento global da equipa. Mantendo este ritmo – e admitindo ainda que o desempenho coletivo possa melhorar – não é de excluir que o futebolista caminhe para a temporada mais concretizadora em Portugal. Em 2015/16, na sua melhor época entre nós, o dianteiro fechou a Liga com 32 golos, sendo que à passagem da oitava ronda (a sétima foi realizada fora da ordem habitual) tinha 7.

Certo, para já, é que Jonas entrou na lista dos 10 brasileiros com mais golos (74) na principal divisão nacional. À sua frente seguem Jardel (186 golos... em 186 jogos!), Edmilson (112), Gaúcho (103), Isaías (98), Duda (89), Lima (86), Paulinho Cascavel (84), Mirobaldo e Jorge Andrade (78). De todos, o atacante encarnado é o único que não soma 100 partidas (tem 88), muito por culpa da lesão que o afastou dos relvados vários meses na temporada anterior.

Mas, com exceção de Jardel, que apresenta a sensacional média de um golo por partida, Jonas tem a segunda mais alta (0,84). E como já se disse, face aos números atuais... a tendência é para melhorar.

SABIA QUE...

O Tondela foi a segunda equipa a ter duas expulsões no mesmo jogo? Tal aconteceu em Chaves, onde os visitantes, mesmo assim, lograram empatar (1-1). Antes, na 2.ª jornada, na derrota (0-3) no Estoril, o V. Guimarães também teve dois vermelhos.

Para além de FC Porto e Benfica há um terceiro clube com mais de 20 remates num só jogo? O Chaves, na partida em que alinhou vários minutos com duas unidades a mais, ‘disparou’ 24 vezes à baliza, o mesmo registo que as águias tiveram na jornada 7, na receção ao P. Ferreira. O FC Porto, com 27 tentativas, em casa, contra o Moreirense (3.ª ronda), tem o recorde da época.

O P. Ferreira é a equipa que sofreu mais remates dos adversários? Com 102, os castores são até a única formação que já viu mais de uma centena de remates à sua rede. Logo atrás seguem Aves (99) e Chaves (97). O Benfica ainda só permitiu 60.

03.10.2017
M M