Alta performance

Susana Torres

Susana Torres

Susana Torres

Sete regras para um jogo grande

Dizem que no futebol todos os jogos são importantes, mas há aqueles que podem trazer uma maior ansiedade, pela sua grandeza, pelo desafio que representam ou pela diferença que podem fazer na classificação. A ansiedade impede uma boa performance, uma vez que restringe o 'campo' da atenção, aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, a frequência respiratória e o respetivo consumo de oxigênio, e aumenta também a tensão muscular, inclusive a dos músculos do pescoço e garganta, dificultando a respiração e potenciando a ocorrência de lesões. Tudo isto provoca fadiga precoce. Como a ansiedade exige esforço dos campos psicológico e físico, resulta em limitações no campo percetual e do foco da atenção.

Na preparação para um jogo importante, há sete pontos fundamentais onde devemos colocar a atenção: 

RESIGNIFICA - Dá um novo significado às coisas, pessoas e situações. As coisas são como são porque nós lhes damos determinado significado e é esse significado que cria a nossa realidade.

FAZ ZOOM - Um dos exercícios que mais gosto de fazer é subir com os jogadores a pontos elevados, de onde seja possível observar determinada situação. Sobes a um arranha-céus e consegues perceber o quanto pequenos somos , o quanto insignificantes são os nossos problemas e a importância que damos às coisas.

'DROP THE TONGUE' - Se mesmo depois de uma boa preparação, ainda existem pensamentos que aparecem na tua cabeça dentro de campo, utiliza uma técnica infalível: deixa cair a língua na zona inferior da boca e automaticamente a tua atenção é recolocada no que estás a fazer.

RESPIRA - Saber respirar é importante, saber fazer respiração abdominal é fundamental!

PREPARA-TE BEM - Se falhas numa boa preparação, estás a preparar-te para falhar! O treino é parte mais importante do processo, aquela que dita grande parte da tua performance.

CONFIA - Nos teus companheiros dentro de campo, no teu treinador, e principalmente em ti.

PONTO DE NÃO-RETORNO - Toma decisões relativamente àquilo que queres fazer dentro de campo e estabelece um ponto a partir do qual já não dá para voltar a trás. Depois, não pares quando estiveres cansado; pára apenas quando o teu trabalho estiver feito!

01.10.2017
M M