Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Escrevem os leitores

Isto é o Sporting

Pois bem, até 8 de Setembro assistiremos a uma "silly season" prolongada. O nosso Sporting faz-nos destas partidas…

O ser adepto do Sporting, além de ter que sofrer com o facto de não ser campeão, também nos obriga a assistir a esta novela venezuelana que serão as eleições no clube.

Na realidade, temos assistido a um enumerar de nomes, pessoalizando as candidaturas, com a sofreguidão de apresentar notáveis e mais notáveis. Ora bem, meus caros, o Sporting tem sido vilipendiado por um enxame deste tipo de personagens, que nos têm esvaziado, aos poucos, tudo o que nos foi transmitido no passado, pelos saudosos campeões que nos deixaram uma estrondosa e riquíssima herança.

Quem acompanha o futebol a sério, tem registado que as academias de ambos os nossos rivais, têm-se fortalecido, enquanto a nossa, em tempos o "MIT" do futebol formação, tem sido cada vez mais o parente pobre do clube.

A génese do Sporting sempre foi a aposta na formação, facto que nos engrandeceu e imortalizou ao longo dos tempos. Na parca informação que nos tem sido transmitida pelas candidaturas, pouco ou nada existe que aponte um caminho para regressarmos aos tempos áureos da nossa formação.

A questão resume-se no facto do fenómeno do futebol actual passar ao lado, transversalmente, de todas as candidaturas. O projecto de scouting, e posteriormente de formação realizado na academia, não é equacionado pelos candidatos.

O Sporting sempre teve a melhor cadeia de "scouters", resultando no enorme orgulho de termos a selecção A repleta de nossos formandos.

Atualmente, o Sporting "fornece" para as selecções jovens, 1, 2 (máximo) 3 jogadores. Isto não vos diz nada? Para os candidatos isto passa ao lado? Esta é a questão.

A sabedoria em futebol não nasce nem se compra, adquire-se ao longo do tempo. As estratégias a tomar para se atingir a excelência, têm que ser delineadas por quem perceba de futebol. O fenómeno futebol não se resume na bola bater na trave ou entrar.

Posto isto, e mantendo este cenário, teremos um Sporting, mais do mesmo, no futuro.

Até dia 8 de Setembro.

Autor: Gonçalo Reis
Deixe o seu comentário
M M