Quando descobri que existia uma nova aposta da PlayStation que consistia em jogar com telemóveis, assumo que torci o nariz. Então e o meu comando? E os combos? E o L2 compassado com o X? Mas depois converti-me e agora já não há encontro de amigos que não tenha o "És Tu!" por perto.

Esta proposta da Sony, integrada na plataforma PlayLink, é um jogo que esmiuça de forma ecléctica o conceito de gaming social, uma vez que nos coloca em competição com outros amigos (entre duas a seis pessoas) para uma competição onde diversão é nota dominante e onde, até ver, nada foi deixado ao acaso.

Primeiro é necessário ter o jogo, que atualmente está disponível de forma gratuita na plataforma PS Store, integrada nos Jogos do Mês, e logo a seguir descarregar para os telemóveis de quem quiser jogar a aplicação que está disponível para iOS e Android.

Cumpridos estes passo, chegou a hora da paródia. Com todos os dispositivos ligados à mesma rede Wi-Fi, podemos começar a jogar. Caso não exista Wi-Fi, o utilizador pode tornar a PlayStation 4 num hotspot, com uma ligação por Wi-Fi Direct. (Se estivesse a ler isto também não estava a perceber esta conversa tecnológica mas a verdade é que é bastante simples.)

São vários jogos, com vários níveis, onde somos confrontados com uma série de questionários que têm como objetivo mostrar se conhecemos bem ou não os restantes jogadores. Como lidaria o João com esta situação? O que faria a Maria se fosse obrigada a fazer isto? Centenas de combinações que fazem com que este jogo não se torne repetitivo e, acima de tudo, que tenha um potencial enorme para juntar pessoas à volta da consola sem ter como missão andar aos tiros ou a rematar pelos estádios deste mundo fora.

Aqui o "jogo" é outro e o entretenimento a dobrar. Quantos mais jogadores melhor, até porque na estreia fiz um jogo a dois, o mínimo possível, e tornou-se aborrecido ao cabo de algumas rodadas. Agora com seis elementos em acção… a coisa é deliciosa.

Em altura de férias, com mais tempo para reunir os amigos à volta da consola, nada como usar e abusar de "És Tu!". No Record Gaming estamos viciados...




Segue o Record Gaming no Facebook - https://www.facebook.com/RecordGamingPT  

Envia as tuas questões para – joaoseixas@record.pt 

Autor: João Seixas