A final da Taça Pro Clubs da FPF eSports realizou-se ontem entre a equipa dos Leões eSports e os Grow uP em PC. Num jogo em que os Leões eram claramente os favoritos, os uP entraram em campo com o sonho do triunfo.

Numa final um tanto caricata pelos momentos que providenciou; mas com ambas as equipas a mostrarem um nível de jogo bastante profissional e favoritismo fora, num duelo de igual para igual. Os primeiros 15 minutos de jogos foram bastantes equilibrados com ambas as equipas a anularem-se mutuamente; mas do lado do uP aconteceu o imprevisto.

Um dos seus jogadores caiu, ou melhor, a internet que o ligava ao jogo e como está nas regras da competição, nestes casos, o jogo deve prosseguir com esse mesmo jogador a ser controlado pelo A.I. do jogo. A partida ganhava assim ainda mais dificuldade para o lado dos uP, que jogavam assim com 10 jogadores reais mais um outro virtual que não conseguia acompanhar as jogadas coletivas.

Este contra-tempo obrigou um dos jogadores a fazer duas posições e provocou uma mudança de tática nada planeada; mas aos 22 minutos, num contra ataque dos uP, o guardião Ferros foi chamado ao serviço e negou com uma grande defesa a mudança de marcador. A moral dos uP aumentou, especialmente quando aos 31 minutos o seu guardião Monk3y_GK defendeu para o poste e na recarga conseguiu novamente defender.

Com ambos os guardiões a mostrarem o seu valor o jogo encaminhou-se para o intervalo com um empate que foi mantido graças às defesas de Ferros aos minutos 38 e 43. No início da segunda parte começou o jogo impróprio para cardíacos, com ambas as equipas a apostarem num futebol mais agressivo; mas aos 53 minutos os corações dos uP quase caíram quando o guardião Monk3y_GK, de bola nos pés na sua área, finta o adversário antes de chutar a bola para o ataque.

Aos 57 minutos Edu não conseguiu aproveitar um cruzamento para colocar os uP na frente e minutos depois aos 66, após novamente um remate ao poste, Bacardi encosta para o fundo das redes colocando assim os Leões a ganharem por 1-0. A pressão dos uP aumentou que foram obrigados a expandir jogo e a abrir espaços para falhas para suportar o ataque com apenas 10 jogadores.

Aproveitando isso os Leões por pouco não aumentaram a vantagem; mas Monk3y_GK segurou aos 65 min e finalmente, aos 77 minutos, numa jogada do outro mundo com um passe absolutamente lendário de Edu a aproveitar a subida da defesa, coloca a bola em Walker que não perdoa e empata a partida. O final da partida encaminhou-se com ambas as equipas a jogarem no seguro para não sofrerem um golo nos últimos minutos; mas Ferros por pouco não deu a oportunidade dos uP ganharem a partida nos 89 minutos ao sair-se mal num lance; mas com a defesa a conseguir aliviar para fora.

Com o final dos 90 minutos, veio a primeira parte do famoso Golo de Prata. Logo ao início, aos 4 minutos, num lance que mais pareceu um bug do guarda-redes, que em vez de socar para a frente, fê-lo para trás, Bacardi conseguiu aproveitar e colocou o resultado em 2-1 a favor dos Leões. Com a pressão a aumentar os uP tiveram de arriscar tudo, para eles perder por um ou por mil era a mesma coisa e por causa disso aos 17 minutos, Digas rematou para o fundo as redes alargando o resultado para 3-1; mas ao 45 minutos Sardinha conseguiu reduzir para 3-2 e assim foi colocada a bola a meio campo para se seguir de novo; mas Dimanu aproveitando que Monk3y_GK estava muito avançado para apoiar o ataque, conseguiu fazer um chapéu finalizando o resultado em 4-2.

Numa final em que apesar da derrota os uP foram gigantes e mostraram o que conseguem fazer, o Diretor de equipa Nuno "Offlinee" Cardoso dedicou umas palavras à sua equipa em mérito à sua grande prestação perante um adversário difícil: "Mais um grande jogo e mais uma grande final que proporcionaram ao Fifa Pro Clubs em PC. É um orgulho ver esta equipa a jogar e conseguir sentir que lutaram até ao fim para trazer mais uma taça para casa!! Apesar de terem ficado mais fracos pela mudança dos antigos jogadores que seguiram para plataforma da Playstation, vocês conseguiram dar a volta por cima e chegaram à final. Só com vitórias a bola de prata que vos mandam abaixo mas vem aí novos desafios e com a experiência que já obtiveram desta final, certamente a conquista de taça é a próxima experiência que vão ter. Eu, como já tinha dito, tenho imenso orgulho nestas equipas e nesta organização e ao ver ambas as equipa a chegarem a uma final é uma motivação para continuar a fazer crescer esta organização pessoal, estamos juntos! Parabéns Malta We Grow uP together!"

Para mais conteúdos de FIFA, PES e muitos outros videojogos, segue o Rei do Gaming e subscreve:

Facebook - https://www.facebook.com/JoaoTheKingSeixas/  
Instagram - https://www.instagram.com/reidogaming/  
YouTube - https://www.youtube.com/user/JornalRecord 


Autor: João Seixas