Sedan da Mercedes tem versão muito especial com 612 cv, que o tornam no Classe E mais potente alguma vez produzido pela marca da estrela
A imagem do executivo confortavelmente instalado no banco traseiro de um automóvel, orientando os negócios pelo telefone enquanto o ‘chauffeur’ enfrenta o trânsito é difícil (talvez mesmo impossível) de aplicar no caso do Mercedes AMG E63 S 4MATIC+. E não, não é porque o ‘sedan’ da marca alemã não tenha no interior toda a tecnologia e o requinte devidos a automóvel do segmento ‘premium’. Não, a razão é outra: o eventual dono dará folga ao motorista e sentar-se-á ao volante para desfrutar do Classe E mais potente que a Mercedes já lançou no mercado.
Tranquilo
Curiosamente, e não obstante todo o trabalho da AMG – suspensão desportiva, sistema de distribuição do binário às 4 rodas, caixa automática de 9 velocidades entre outras benesses – na preparação das respostas adequadas à musculatura do V8, o E63 também pode ser um automóvel tranquilo. O modo ‘Comfort’ dá ordem para desativar metade dos cilindros e é assim possível circular em estilo ‘bem comportado’. Um estradista, apenas. Algo que, muito honestamente, parece descabido assim que nos sentamos aos comandos e ligamos o motor. O coração manda, as mãos decidem e o E63 obedece de forma fantástica.
Lição privada
Tração integraL 4Matic+
O sistema de tração integral que equipa o Mercedes E63 é da responsabilidade da AMG e, em síntese, sustenta a tese da marca quando refere que estamos face ao carro "mais inteligente do mundo". Basicamente, o 4MATIC+ adapta-se ao condutor e à forma como este usa o volante e o acelerador, distribuindo o binário de forma variável pelos dois eixos. Sempre com o objetivo de ‘colar’ o carro à estrada, seja ela mais ou menos sinuosa, mais ou menos escorregadia. No limite, o E63 até pode ser um puro... tração traseira.
Porsche renova Cayman
A Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.
O primeiro modelo 100% elétrico da Lexus é um ‘crossover’ de 204 cv até 410 km de autonomia
O pequeno 'roadster' conquistou troféu 'Red Dot'
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Triunfo indiscutível por 5-0