O modelo do segmento C, 'carro do Ano' em 2016, tem duas novas motorizações com potências entre os 160 e os 200 cv e estreia a série ‘OPC Line’. Tudo inserido no plano da renovação da gama
A Opel prepara ambicioso plano de renovação da gama até 2020, momento em que terá portefólio com 29 modelos e cumprido investimento total de 4 mil milhões de euros. Vem aí propostas como o Karl Rocks, o Crossland X ou a renovada família do Insígnia, mas este início de 2017 fica já assinalado pela entrada em cena dos motores que vêm completar a gama do Astra.
O ‘Carro do Ano 2016’ (em Portugal e a nível internacional) recebe duas novas motorizações que são colocadas no topo da gama e, em simultâneo, estreia a série ‘OPC Line’ – baseada nas versões desportivas do Opel Performance Centre e que vem acentuar a personalidade do modelo do segmento C.
Esta ‘OPC Line’ [ver outra peça] é um exclusivo da versão equipada com o novo gasolina 1.6 Turbo (200 cv), mas pode surgir como opção noutras motorizações. Uma lista que, agora completa, como já escrevemos, inclui 3 blocos gasolina e 4 diesel.
As novidades passam pela introdução do já referido 1.6 Turbo com 200 cv, motor gasolina mais potente da gama Astra. Construído em alumínio, com injeção direta e turbocompressor, este bloco tem 300 Nm de binário, permite chegar aos 235 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/hora em 7 segundos. É opção para clientes que não descuram a lógica da condução mais desportiva.
O mesmo pode dizer-se do bloco diesel 1.6 biturbo CDTi que debita 160 cv e entra agora nas versões 5 portas do Astra. Esta foi, aliás, a versão que conduzimos durante alguns dias, comprovando as respostas assertivas nos diversos desafios do trânsito e nos consumos. O preço, na versão (bem equipada) Dynamic Sport, acaba por compreender-se, até em função do estatuto de topo de gama.
A linha exclusiva
A nova versão ‘OPC Line’ engloba elementos estéticos no exterior – saias laterais e novo desenho dos para-choques dianteiro e traseiro -, aos quais soma bancos desportivos; jantes em liga leve de 17’; sensores de chuva e luz; equipamento de segurança ativa e passiva, bem como os sistemas ‘IntelliLink’ e ‘OnStar’, que garantem o infoentretenimento e a conectividade. Neste último caso não falta a presença de ‘hotspot’ exclusivo.
Técnica
Motor, 4 cilindros/16 válvulas/diesel
Cilindrada (cc), 1598
Potência (cv/rpm), 160/4000
Binário (Nm/rpm), 350/1500-2250
Velocidade máxima (km/h), 220
Aceleração 0-100 km/h (seg), 8,6
Consumo misto (l/100 km), 4,1
Emissões CO2 (g/km), 109
Capacidade do depósito (l), 48
Capacidade da bagageira (l), 370-1210
Comp/Larg/Alt (m), 4,370/2,042/1,845
Peso (kg), 1410
Preço (€), 31.760
() Versão gasolina 1.6 turbo 200 cv: €28.260
A Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.
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