Aponta aos clientes da configuração carrinha
O novo SUV da marca do leão chega ao nosso país em junho. Foi buscar inspiração ao bem sucedido (e premiado) 3008 e esgrime o trunfo do espaço a bordo e dos sete lugares individuais. Animada pelo sucesso do 3008 – Carro do Ano em Portugal e Carro do Ano Internacional —, a Peugeot prossegue o caminho das propostas SUV com a entrada em cena do 5008. O novo modelo teve apresentação internacional na região de Lisboa, está quase a ser comercializado em Portugal e procura afirmar-se numa categoria específica: os SUV de sete lugares do segmento C.
O 5008 foi buscar muita da inspiração ao bem sucedido ‘irmão’ mais compacto. Principalmente no que diz respeito ao interior, onde o ‘i-cockpit’, os materiais utilizados e o ‘design’ são semelhantes. A maior diferença está no espaço a bordo, na modularidade e nas opções permitidas pelos sete lugares. Isto sem esquecer a pose altiva e a sugestão de imponência fornecida pelos quase 4,7 metros de comprimento.
Sem grandes surpresas, a escolha das motorizações passou por opções conhecidas no grupo que é agora ‘dono’ da Opel. Há motores gasolina e diesel, todos capazes de fazer justiça ao conjunto e a distinção acaba por fazer-se também de acordo com os níveis de equipamento.
Curiosamente, e não obstante estarmos a falar de um SUV, a Peugeot decidiu que o 5008 teria apenas tração dianteira. É essencialmente um estradista, que tem, ainda assim, um trunfo para outros terrenos: a opção pelo sistema ‘advanced-grip control’ – antipatinagem otimizada com cinco modos de aderência.
Equipamento e motorizações
A Peugeot foi pelo caminho mais simples quando desenhou a gama do 5008. As motorizações ainda são maioritariamente diesel e só há um bloco gasolina: 1.2 Puretech com 130 cv, que serve como entrada. As opções a gasóleo são 3 e começam no 1.6 BlueHDI com 120 cv. Há também duas potências diferentes retiradas do motor 2.0 BlueHDi: 150 e 180cv. Esta última é, naturalmente, o topo. Há 4 níveis de equipamento – Active, Allure, GT Line e GT. O primeiro já conta com 6 airbags, luzes diurnas LED, faróis de nevoeiro, cruise control, ajuda ao estacionamento traseiro, jantes de liga leve de 17" e volante em couro numa lista que é bastante abrangente.
A Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.
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