Astana-Sporting: Leão à conquista do Cazaquistão

• Foto: Vítor Chi

'Despromovido' da Liga dos Campeões, o Sporting inicia esta quinta-feira o seu caminho nas rondas a eliminar da Liga Europa com uma visita à gélida cidade cazaque de Astana. Será ali, com temperaturas negativas à sua espera, que o leão vai tentar um resultado positivo na busca dos 'oitavos' da segunda prova de clubes da UEFA, numa partida na qual vai tentar aproveitar o facto de a equipa adversária não ter um jogo competitivo há mais de dois meses (o campeonato local está parado).

E se os cazaques têm esse 'handicap' competitivo, refira-se que o Sporting não chega a Astana a viver uma fase perfeita. Ainda que tenha vencido no último encontro, os leões perderam os dois encontros anteriores e, para mais, viajam ao Cazaquistão sem a sua principal referência ofensiva, o avançado holandês Bas Dost.

De referir ainda que este será o primeiro encontro entre ambos os conjuntos, mas não será uma estreia dos cazaques frente a equipas portuguesas. É que, em 2015/16, já o Astana teve pelo caminho o Benfica, tendo na altura travado a equipa da Luz no Cazaquistão, com um empate a dois golos. Antes, na Luz, a formação portuguesa havia vencido por 2-0.

No plano estatístico, há alguns pormenores a ter em conta: o Astana marcou nos últimos oito encontros europeus disputados em casa (18 golos no total); o Sporting perdeu seis dos últimos oito jogos europeus realizados fora, tendo vencido apenas um nos derradeiros 15; o Astana perdeu apenas um dos últimos 18 encontros europeus que realizou no seu reduto (precisamente o mais recente, diante do Villarreal).

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Últimas Notícias

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.