Águeda adere a projeto Europeu no âmbito do BTT

O objetivo deste projeto é desenvolver diretrizes na construção de trilhos BTT.

Denominado projeto DIRTT - Developing Intereuropean Resources Trail Builder Training, visa criar uma estrutura educacional que atenda às necessidades de profissionais e voluntários nos setores de planeamento, design, construção, manutenção e gestão de trilhos BTT.

O projeto de três anos tem um investimento aprovado de € 387,731 através do Programa ERASMUS+ da União Europeia e é coordenado por Fagskolen Tinius Olsen, uma instituição de ensino superior na Noruega.

"O projeto DIRTT é uma iniciativa importante para a comunidade de BTT, e estamos muito satisfeitos por termos recebido o financiamento e poder avançar. Identificámos a necessidade de um regime de certificação para a profissão do construtor de trilhos e o projeto DIRTT vai permitir-nos criar uma base sólida para o desenvolvimento futuro neste setor", afirma Thomas Larsen Schmidt, presidente do conselho da IMBA Europa.

"Para Águeda, é importante fazer parte de um projeto inovador como este, tratando-se de mais uma iniciativa no âmbito da estratégia da autarquia de desenvolvimento contínuo da modalidade do BTT em Águeda. É para nós uma mais valia fazer parte desta rede europeia, em que somos a única organização a representar o sul da Europa. Com este projeto, temos a intenção de fortalecer as relações com o sector industrial, turístico e desportivo, reforçando desta forma o papel do Município junto da comunidade", declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Os países envolvidos no projeto são para além de Portugal com Águeda são: Suíça (BikePlan), Escócia (Scottish Cyclists Union), Holanda (International Mountain Bike Association Europe), Dinamarca (DGI) e a Noruega (Fagskolen Tinius Olsen e Opplysningskontoret for Terrengsykling).