Do Porto até ao Sahara

São 11 dias de aventura ao volante de uma 4L, perfazendo 4.000 Km desde o verde de Portugal até ao amarelo do Sahara.

Está tudo a ser preparado para acontecer entre 19 e 29 de Março, com o anfitrião Luís Mandim, um apaixonado por motores e viagens. Trabalhou largos anos ligado à comunicação de um dos maiores grupos do sector automóvel até que decidiu criar um projecto relacionado com as viagens de aventura e assim nasceu em 2015 a Roadbook Adventure: uma experiência mítica ao volante da lendária Renault 4L.

"Este projecto existe para que as pessoas se divirtam, conheçam destinos e sobretudo para que se descubram num novo contexto, de liberdade e diferente das férias ou escapadinhas sempre tão idênticas", explica Luís que descreve a Roadbook como uma jornada de aventura para realizar com amigos, colegas de trabalho, família ou mesmo sozinho para fazer novas amizades com o grupo.

Existem vários destinos em Portugal durante todo o ano, mas o "santo gral" desta aventura está prestes a acontecer. O plano é rumar com destino ao deserto do Sahara, uma experiência com a duração de 11 dias cheios de aventura e animação: "estamos a falar de um percurso com 4,000 km, onde teremos oportunidade de visitar os lugares mais característicos de Marrocos, passar nos caminhos mais insólitos, conduzir por dunas e pernoitar numa tenda berbere". As duas rodas também vão estar presentes.

Imagina-se nesta aventura?

A viagem começa no Porto e vai passar por cidades marroquinas como Rabat, parando em Casablanca, a maior cidade marroquina, onde se encontra a Mesquita Hassan II. Depois segue junto à costa até Marrakech, conhecida como a "cidade vermelha". Saída em direção a Ait ben Haddou, situada na região Souss-Massa-Drâ, Ouarzazate, apelidada de "porta do deserto" e por fim chegada a Zagora. A expedição continua com destino a Mharech, situada a sul da vila berbére Alnif, que é um vale do Deserto do Sahara, onde passou o Rally Paris Dakar durante muitos anos. Já no sexto dia, continua a travessia do deserto do Sahara até Merzouga, onde se encontra uma deslumbrante e espetacular "paisagem lunar" do mais profundo deserto. Continuam em direção a Midelt, passando por Erfoud, localizada num extenso oásis coberto de tamareiras. Saída em direção a Fez, com breve passagem por Iframe, situada nas montanhas do Médio Atlas, a 1700 metros de altitude. Agora já em direção à cidade azul de Chefchaouen, um destino popular para compras, pois há muito artesanato que não se encontra facilmente noutros locais de Marrocos. No último dia, saída de Chefchaouen em direção a Ceuta, passagem de ferry para Algeciras. Formalidades de fronteira e seguir em direção a Cádiz e logo de volta para o Porto.

Os destinos das expedições em território nacional são as Aldeias de Portugal, nomeadamente a Senhora da Graça, a famosa Serra da Aboboreira entre outras, como no Douro, onde podemos "conduzir uma 4L de forma segura e calma, conhecendo aldeias típicas, zonas com paisagens deslumbrantes e saborear a gastronomia de cada região".

Mas atenção aos aficionados das duas rodas, é possível participar nesta modalidade com mota própria. Tudo é organizado ao detalhe e existe a possibilidade de viagens de grupo, guiadas ou livres em percursos predefinidos, tudo com a vantagem dos conhecimentos adquiridos em inúmeras rotas. É a organização quem disponibiliza as viaturas, mas quem preferir levar a sua própria 4L também pode.

A Roadbook Adventure é parceiro oficial do Turismo de Portugal e da Visit Portugal, duas Autoridades Turísticas Nacionais responsáveis pela promoção, valorização e sustentabilidade da actividade turística do País. https://roadbookadv.com/porto-ate-ao-sahara/