Granfondo Serra da Estrela

No próximo domingo, vai para a estrada a 6ª edição da prova de ciclismo com final na Torre.

A Serra da Estrela, como único cenário de alta montanha do nosso país, torna este um Granfondo de características únicas, que o diferencia de outros eventos do género organizados em Portugal, aproximando-o de outros eventos de referência realizados em cenários de alta montanha como os Pirenéus, os Picos da Europa ou os Alpes.

No Granfondo Serra da Estrela os participantes têm a oportunidade de viver na primeira pessoa o desafio das etapas de alta montanha onde o ciclismo como modalidade apaixonante assume o seu máximo expoente.

Mais do que uma prova, este evento é sobretudo uma festa de celebração do ciclismo para todos, levado a cabo no seu cenário mais icónico, onde acabar, fazendo-o dentro do tempo estipulado pela organização por questões de segurança, será para muitos o verdadeiro desafio e para os que o conseguirem, a grande vitória num dia certamente recheado de emoções fortes.

PERCURSOS
Neste evento, os participantes (cerca de 1.000) podem escolher entre três percursos (O Granfondo, com 154 km, o Mediofondo, com 97 km e o Minifondo, com 51 km), que os levarão a alguns dos mais bonitos e espetaculares cenários do Parque Natural da Serra da Estrela, com a paisagem de alta montanha a marcar grande parte deste desafio.
Como novidade desta 6ª edição, os participantes na distância rainha têm o desafio acrescido de vencerem a maior subida de Portugal e uma das mais longas e exigentes da Europa. A ascensão final com 30 km liga Vide à Torre e levará os trepadores dos 300 m de altitude até aos 1.993 m do ponto mais alto de Portugal Continental. Como se não bastassem estes números, pelo meio terão de vencer o já famoso Adamastor, a subida mais temida pelos ciclistas no nosso país.

O projecto Granfondo Serra da Estrela nasceu de uma parceria entre a Ultra Spirit sports, a Entidade de Turismo do Centro de Portugal e os Municípios de Manteigas e de Seia, visando consolidar um evento estruturante para este território e para a sua promoção como destino de férias também no Verão.

UMA ORGANIZAÇÃO COMPLEXA
A organização está a cargo do Clube Chronos, em parceria com a Ultra Spirit sports. Colocar de pé um evento deste género, onde a preocupação máxima se centra na segurança, compatibilizando a passagem de centenas de ciclistas com o facto das estradas se encontrarem abertas ao tráfego, é uma tarefa complexa, envolvendo um conjunto de mais de 150 voluntários, forças de segurança dos destacamentos territoriais e de trânsito da GNR e diversos meios de socorro e resgate, sendo especialmente importante o apoio das autarquias de Manteigas e Seia neste enorme plano de apoio a esta prova, assim como das corporações de bombeiros de Manteigas, Seia, S. Romão e Loriga.

De modo a dar o devido retorno deste evento a ambos os municípios, o Granfondo Serra da Estrela, com uma calendarização anual, assume um compromisso de rotatividade com o quartel-general da prova (partidas e chegadas) a ser situado alternadamente em Manteigas e em Seia. Após Seia ter acolhido as partidas e chegadas na edição de 2018, é a vez de Manteigas ser em 2019 a sede deste evento (mais informações em: https://www.granfondopremium.com)

MANTEIGAS - TRILHOS VERDES
O Concelho de Manteigas insere-se na área do Parque Natural da Serra da Estrela, com paisagens deslumbrantes e recantos por descobrir. Um local aprazível seja qual for a estação do ano. Amplo espaço natural e de paisagens únicas em termos nacionais e europeus, onde pontifica, pelo seu carácter exclusivo, o Vale de origem Glaciar do Rio Zêzere.
Manteigas desafia a conhecer os caminhos tradicionais percorridos pelos pastores e pelas populações serranas, a cultura e os costumes antigos da região e a visitar os locais esquecidos, numa rede de trilhos verdes com 200km de sensações únicas e enriquecedoras. Manteigas espera por si!

SEIA – TURISMO BICICLETA
Num Concelho que é um palco privilegiado para a organização de manifestações desportivas, em diferentes modalidades, Seia continua, desta forma, a afirmar esse posicionamento, consolidando-se como um destino de referência para o Turismo Desportivo, de Saúde e Lazer.

O Granfondo, em conjunto com outros eventos e políticas municipais, têm permitido potenciar a marca serra da Estrela, sendo de relevar igualmente as contrapartidas, sobretudo económicas, porque para além de promover os territórios, induz grande dinamismo nas economias locais. Por sua vez, é nosso desejo que os participantes e os seus familiares e amigos aqui regressem, seja pelo BTT, ou pelas praias fluviais, as aldeias de montanha, os desportos de natureza, os percursos pedestres, a gastronomia, entre outros.