Maia Open em ténis arranca hoje

A prova internacional decorre nos courts cobertos do Complexo de Ténis da Maia, de 18 a 24 de Novembro.

Pontuável para o Circuito ATP Challenger Tour, este torneio, que tem como prize money 46.600€ + alojamento, regressa a uma casa 17 anos depois da última prova com tenistas profissionais séniores.

A organização está a cargo da Federação Portuguesa de Ténis e Câmara Municipal da Maia, e vai contar com tenistas que já figuraram no topo da hierarquia ATP. O primeiro cabeça-de-série é agora o italiano Thomas Fabbiano, ex-top 70 mundial, seguindo-se o eslovaco Andrej Martin e outro italiano: Paolo Lorenzi, ex-33.º do ranking ATP, ou o português Pedro Sousa, actualmente no lugar 127.

Fábio defronta italiano no acesso ao quadro

Num qualifying com apenas 4 jogadores, sendo que dois com entrada directa garantida no quadro principal, o tenista luso Fábio Coelho terá como obstáculo o italiano Andrea Vavassori, naquela que será a sua estreia absoluta em challengers. Aproveitando para treinar com alguns dos tenistas mais cotados em prova, o jovem oliveirense tem aproveitado da melhor maneira esta experiência e, para o encontro com Vavassori, tem um objectivo em mente: "Estou motivado e agradecido por esta oportunidade e vou dar o máximo para conseguir surpreender o meu adversário. Já o vi treinar ontem, parece-me ser muito forte nas primeiras bolas, mas estou a trabalhar bem, vamos ver...", declarou o tenista português esta tarde, no meio de duas sessões de treino, uma, com o norte-americano Nicholas Monroe (n. 85.º do Mundo na variante de pares), e, depois, com o compatriota João Monteiro. No outro encontro da fase de qualificação, defrontam-se o francês Maxime Hamou e outro italiano: Fabrizio Ornago.

Depois destes dois duelos, começa a disputar-se o quadro principal. A meio da tarde de hoje entra em campo o vimaranense Luis Faria que vai tentar afastar o tenista da República Checa, Vit Kopriva, e cabe a Tiago Cação fechar o dia, pelas 18h, num duelo com o austríaco Jurij Rodionov.

No court n.4, O italiano Raul Brancaccio apadrinha o regresso aos courts do espanhol Javier Marti, seguindo-se os encontros:

Viktor Galovic, da Croácia, contra o italiano Gian Marco Moroni fechando o dia o espanhol Inigo Cervantes com o russo Ivan Nedelko.

No court n.5, Riccardo Bonadio, que também viajou de Itália para a Maia, terá que encontrar argumentos para ultrapassar o russo Teimuraz Gabashvili, num duelo que antecede o confronto entre Andrea Arnaboldi (Itália) e Carlos Gomez-Herrera (Espanha) .

Entretanto, já é conhecido o quadro da variante de pares, com três formações portuguesas em acção (todas elas a beneficiaram de wild card para disputar o quadro principal). Assim, Francisco Cabral e Nuno Borges vão ter como adversários os russos Teymuraz Gabashvili e Pavel Kotov, Gonçalo Falcão e Pedro Sousa medem forças com o britânico Scott Clayton e o indiano Purav Raja, ao passo que Tiago Cação e João Monteiro terão pela frente o croata Tomislav Dragana e o checo Zdenek Kolar. Os primeiros favoritos desta prova são o monegasco Romain Arneodo e o norte-americano Nicholas Monroe, que vão defrontar na estreia a dupla polaca: Karol Drzewiecki e Szymon Walkow.

O Maia Open vai ter transmissão directa a partir de quinta-feira e até domingo no canal SportTV.

A entrada é gratuita para todos os que quiserem assistir aos encontros já a partir do próximo dia 17 de Novembro.

Todas as incidências do torneio em https://www.facebook.com/federacaoportuguesatenis/