Prémio Cinco Estrelas apresenta as 116 marcas Favoritas dos Portugueses

Foram mais de 700 as marcas avaliadas, entre produtos e serviços;

Além das 116 marcas premiadas, foram ainda distinguidas 17 personalidades e 16 órgãos de comunicação social;

Há 5 anos que os portugueses elegem as marcas que consideram Cinco Estrelas;

Face ao início do projeto, em 2015, o número de candidaturas cresceu em mais de 550%;

A taxa média de recandidatura ao Prémio situa-se nos 89%.

O Prémio Cinco Estrelas acaba de anunciar os vencedores de 2019, onde se incluem marcas, produtos, serviços, personalidades e órgãos de comunicação social. No total foram 149 os vencedores reconhecidos pelos portugueses pela sua qualidade e trabalho, mais 18% face à edição anterior. Os prémios serão entregues numa cerimónia a decorrer no dia 16 de janeiro, no Casino Estoril.

O Prémio Cinco Estrelas celebra em 2019 a sua 5ª Edição, o que permite fazer um balanço ao projeto que tem vindo a crescer desde 2015: o número de marcas avaliadas aumentou em 563% e o número de vencedores registou um crescimento de 413%. De salientar ainda que nestes 5 anos, 9 marcas foram consecutivamente reconhecidas pelos portugueses: Delta Q, Caudalie, Renova, Crédito Agrícola Serviço de Segurança Auchan, Carglass, Favaíto, Opticalia e Robbialac.


Neste marco especial, as fundadoras do projeto, Ana Lourenço e Débora Silva, recordam que "2015 foi a primeira edição desta aventura, em que apresentámos ao mercado uma metodologia original, nova e criada à medida do mercado português. Na 1ª edição foram 36 as marcas vencedoras entre 132 avaliadas. Agora, após 5 anos a premiar marcas extraordinárias, estamos todos de parabéns: as mais de 2000 marcas avaliadas, os cerca de 600.000 consumidores que participaram no processo de testes e avaliação, e em particular os 510 vencedores premiados ao longo destes 5 anos."

Em 2019, foram consideradas 155 categorias, que reuniram 774 marcas, e permitiram distinguir 116 vencedores. Note-se que ficaram sem vencedor 39 categorias, uma vez que nenhuma marca atingiu a classificação mínima exigida. A estes 116, juntam-se ainda os 17 premiados na categoria de personalidades e os 16 na de órgãos de comunicação social. Para apurar os vencedores foram envolvidos cerca de 251.500 consumidores, mais 51.400 do que em 2018 e mais de 240.000 face ao início do projeto.

Foram 15 as áreas que distinguiram as marcas, através dos seus produtos e serviços - Alimentação e Bebidas, Automóvel, Banca e Seguros, Cultura e Lazer, Comércio e Marketplaces, Empresas e Negócios, Energia, Higiene Pessoal, Segurança, Obras e Decoração, Perfumaria e Cosmética, Produtos e serviços para o lar, Saúde e Bem-Estar, Suplementos Alimentares e Tecnologia.

A participação é aberta a todos as marcas existentes no mercado. Para serem consideradas vencedoras, as marcas são submetidas a um processo de testes e de avaliação segundo uma metodologia rigorosa, que resulta da apreciação global de consumidores finais e/ou profissionais. Este processo divide-se em três fases: 1 - Avaliação por parte de um Comité especializado; 2 - Testes de Experimentação; 3 - Estudo de Mercado Massificado. As duas últimas fases são coordenadas por entidades especialistas na área dos estudos de mercado.

Desta forma são avaliadas as principais variáveis que influenciam os portugueses nas suas decisões de compra/consumo: Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra, Confiança na Marca e Inovação. Quanto às categorias Personalidades e Órgãos de Comunicação Social, estas são analisadas segundo as variáveis Notoriedade, Satisfação, Confiança e Inovação, assim como uma característica adicional considerada como mais relevante em cada categoria.

Sobre o Prémio Cinco Estrelas

É um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos ou serviços conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis. Utiliza a metodologia mais completa e rigorosa do mercado, aplicando diferentes técnicas de recolha de informação, de acordo com os diferentes produtos e serviços e com o perfil do seu público-alvo. Mais informação em: 

https://premio.cinco-estrelas.pt/

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Comunicados de Imprensa

Notícias