Tondela Brancos 2019

3 dezenas de produtores, de 4 regiões demarcadas num evento de vinhos brancos.

Data – 6 e 7 de julho (Sábado e domingo)

Localização – 2ª Fase do Parque Urbano

O Tondela Brancos iniciou-se em 2016, sendo esta a sua quarta-edição.
Começou por congregar apenas produtores locais, alargando-se ao Dão, e no ano passado, além da mudança de local, foi convidada outra Região Vitivinícola, a saber, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
O propósito deste evento é que, edição após edição, consigamos concentrar mais Regiões Demarcadas, e daqui a 2 anos o Tondela Brancos ser um certame único de dimensão nacional.
A edição de 2019, que decorre neste fim de semana na 2.ª fase do Parque Urbano de Tondela, contará com 4 Regiões Demarcadas:

Dão;
Bairrada;
Douro;
Verdes.

Há várias novidades a destacar, quer do ponto de vista de programa, quer do ponto de vista logístico.
Relativamente ao espaço, este terá a habitual tenda onde estarão concentrados os produtores, que se estima serem acima de 3 dezenas. Haverá ainda o espaço restauração, que congregará esplanada, zona de espetáculos e zona de provas de vinho e degustações.

Paralelamente a estas áreas afetas diretamente ao evento, haverá um espaço de animação juvenil/infantil dos 3 aos 10 anos de idade, permitindo desta forma que o Tondela Brancos seja um evento acessível a todas as gerações, bem como a famílias completas.
Esta oferta estará instalada na 1ª e 2ª Fase do Parque Urbano.

Restauração:
Restaurante 3 Pipos e Restaurante ACERT – Sabores e Cultura
Estes agentes económicos servirão almoço e jantar de sábado (dia 6) e almoço de domingo (dia 7).

O Tondela Brancos 2019 terá animação e atividades permanentes.
A primeira grande novidade, prende-se com o programa "Terra a Terra" da TSF, que será transmitido em direto do local no dia 6 de julho. Esta sessão permitirá promover o Concelho de Tondela como uma Região de Excelência para a Produção de Vinhos Brancos, bem como será visível toda a dinâmica empresarial deste território de baixa densidade, que exporta hoje mais de 400 M€, onde o setor vitivinícola tem algum peso.

Ainda que numa fase embrionária, esta iniciativa terá um carater ambiental vincado, haverá por um lado ecopontos espalhados pelo espaço, bem como um ponto de recolha de rolhas e ainda não haverá plástico nas iniciativas, bem como na restauração.
Pela primeira vez irá realizar-se um Passeio de BTT, designado Tondela Brancos, que terá um percurso de 30 Kms, dentro de vinhas e quintas locais, onde serão dados a provar alguns vinhos, bem como algumas iguarias gastronómicas. O percurso terá um carater rotativo, permitindo desta forma que a edição 2020 passe em outros produtores locais.

6 de julho (sábado)
12h – Abertura do Espaço/ Show Cooking Sr. Bacalhau
15h – Show Cooking com Harmonização – Chef Diogo Rocha (Restaurante Mesa de Lemos) e António Braga (Quinta dos Carvalhais - Sogrape)
17 h – Prova de Vinho Comentada: Distinção e originalidade nos brancos do Dão - Osvaldo Amado