João Paulo Rebelo: «Não sou tremendista mas há declarações excessivas»

Campeonato trouxe "calor à disputa"

• Foto: Miguel Barreira 

R - Tem sido associada à violência o discurso incendiário de dirigentes o que contraria um pouco a imagem que tem deles..

JPR – Não retiro uma vírgula do que disse, embora haja sempre maus exemplos.

R - Esta época foi particularmente agreste em termos de dinâmicas de comunicação, criando-se um clima de crispação. Assistiu a tudo isto chocado?

JPR – A minha personalidade não é marcada por alarmismos. Não sou tremendista. No exercício destas funções, é característica que não devemos ter. O que acho é que tivemos um campeonato bastante disputado e isso trouxe algum calor à disputa. Não quero branquear a situação, mas há declarações manifestamente excessivas não só de dirigentes mas também de comentadores dos programas da especialidade. Devemos refletir sobre isso.

R - Não houve algum momento em que deveria ter intervindo?

JPR – Essa é a prática governativa menos visível mas que se verifica. Procuro estar em permanente contacto com os dirigentes de federações, ligas, clubes, muitas vezes aproveitando a informalidade de encontros em que coincidimos. Mas é preciso termos noção deste princípio: o Estado constitucionalmente tem obrigações no que ao desporto diz respeito, mas são as federações quem gere, tutela e regula as modalidades num mandato que lhe é confiado pelo próprio Estado. Isso não significa que a qualquer momento possa intervir através do SEJD. É normal que não haja uma intervenção permanente, seria aliás absurdo que isso acontecesse, mas é perfeitamente natural que acompanhe, monitorize e em caso de necessidade intervenha. Quando peço à federação, à liga, ao sindicato, aos árbitros para se sentarem à mesma mesa estou obviamente a intervir. Não estou a produzir legislação, mas estou a ter intervenção e, no fundo, a dar uma orientação.

Por António Magalhães
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Entrevistas

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0