Paulo Autuori: «José Mourinho abriu portas aos treinadores portugueses»

Brasileiro elogia o técnico luso

• Foto: Arquivo/Luís Vieira

R: O que lhe parece o estado do futebol português?

PA – Quando eu saí de Portugal, estava em curso uma transição. Sendo um fenómeno geral, ele teve início em José Mourinho, que abriu portas aos treinadores portugueses. É impressionante a afirmação do treinador português no Mundo, o modo como se instalou em todo o lado e a competência que revela. Ainda assisti ao que sucedeu antes com Artur Jorge, mas o processo não foi tão sólido.

R: Rendeu-se a Mourinho?

PA – Claro, ele foi fundamental em vários aspetos, o mais relevante dos quais, como já disse, as portas que abriu. É impressionante ver, por exemplo, o que conseguiram Leonardo Jardim no Monaco e Paulo Fonseca do Shakhtar. E os excelentes trabalhos efetuados por outros, como o Paulo Sousa, o Carlos Carvalhal, o Marco Silva e o Nuno Espírito Santo.

R: Como acompanhou a conquista do Euro’2016 por Portugal?

PA – Com entusiasmo. Sabia quão importante era essa vitória para os portugueses e quanto todos ansiavam essa distinção, porque também senti quando a bola bateu no poste, no Euro’2004. Foi um triunfo mais do que merecido, ganho por uma geração muito qualificada. E, já agora, um feito liderado pelo Fernando Santos, um treinador do meu tempo. O engenheiro, como era conhecido por todos. Fiquei feliz, também por ele, como é evidente.

R: Foi pena o Mundial não ter funcionado como a confirmação dessa conquista…

PA – É, não se confirmou. Mas o Campeonato do Mundo foi muito atípico, porque muitas das seleções favoritas foram afastadas prematuramente, isto sem falar dos dois colossos, Itália e Holanda, que nem sequer chegaram à fase final.

Por Rui Dias
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Entrevistas

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.