Balanço de 2016 (Benfica): Sonho turco vira pesadelo e adia apuramento histórico
Encarnados desperdiçam vantagem de três golos e deixam passagem aos ‘oitavos’ por resolver
Era muito difícil prever que o Benfica saísse para o intervalo no terreno do Besiktas a vencer por 3-0, da mesma forma que muitos poucos acreditariam ser possível as águias desperdiçarem a vantagem e permitirem o empate registado no final. Mas foi isso que se verificou, na partida da Champions, em Istambul. Depois de uma primeira parte de sonho, veio a desilusão quando a equipa de Ricardo Quaresma conseguiu chegar à igualdade ao minuto 89.
Esse desfecho adiou a possibilidade de o Benfica garantir na Turquia o acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, algo que apenas acabaria por conseguir na derradeira jornada da fase de grupos.
O mês de novembro ficou também marcado pela sempre difícil visita ao terreno do rival FC Porto, do qual o campeão nacional em título conseguiu sair com um empate arrancado a ferros já no período de descontos.
Foi o central Lisandro – substituíra Luisão, que saiu lesionado, aos 17 minutos – quem subiu à área contrária para dar a melhor resposta a um cruzamento de André Horta. O empate no clássico acabou por ser festejado como se de uma vitória se tratasse, pois já poucos acreditavam naquele desfecho.