Na última jornada da 1.ª Liga, foi homenageado pelo Vitória de Setúbal...
Com 12 anos sagrou-se campeão mundial de biatlo neste escalão. Sonha com os Jogos Olímpicos e com um futuro a defender as balizas do Vitória de Setúbal, mas diz quem o conhece que pode chegar onde desejar.
Para este menino, que convive com a diabetes Tipo1 desde tenra idade, nada parece impossível.
Os pais são o maior apoio e, se calhar, o grande segredo. João Nuno Figueiredo Valido, João Valido ou simplesmente Valido, é assim que se chama o menino exemplo, dedica grande parte do tempo à sua maior paixão: o desporto.
O seu primeiro amor foi o pentatlo, disciplina que começou a praticar aos 5 anos e pela qual sonha ir, em 2020, aos Jogos Olímpicos.
Talvez maior só o amor que sente pelo Vitória de Setúbal, clube onde é guarda-redes dos infantis, o melhor a nível nacional, como diz o treinador, Fábio Gomes, e o mostram os títulos conquistados e o interesse dos grandes já demonstrado.
Mas ele é Vitória. Uma paixão que o faz ir a todos os jogos em casa, e no último, ante o Sporting, foi homenageado... duplamente, já que o seu Vitória fez jus ao nome e derrotou os leões por 2-1. “Foi bom. Gostei da homenagem e do resultado do jogo. Foi um fim de semana inesquecível”, diz timidamente João Valido a Record.
O sonho, que vive agora, é só o início do que deseja que seja a sua carreira. E apesar de dividir o seu tempo por quatro modalidades (pentatlo moderno, natação, atletismo e futebol), na escola é também um menino exemplar, no último ano letivo tirou nota 5 em todas as disciplinas. E quando se pergunta qual a que prefere, não hesita: Educação física, claro!
O futuro ninguém conhece, mas todos os que lidam diariamente com João Valido afirmam: é muito educado, disciplinado, com uma maturidade acima da média. Basta querer, que ele faz.
Pais são o maior apoio e incentivo
Ana Paula e Aníbal, ambos de 48 anos, fazem tudo pelos filhos. A mãe tem a pasta da cultura e da educação, já o pai é o titular do desporto e dos transportes. O pelouro das finanças é dividido. As provas são financiadas por eles, mas com persistência conseguiram patrocínio para o Dubai.
Controlar a diabetes com desporto
De três em três meses, João, de 12 anos, vai às consultas no Hospital D.Estefânia, em Lisboa, e diariamente tem uma rotina para controlar a diabetes Tipo 1. O desporto é fundamental. A Dra. Rosa Pina e a enfermeira Arminda, que acompanham o jovem campeão mundial, conheciam a teoria, mas ele mostrou-lhe como realmente funciona na prática.
O exemplo do mano mais velho
Pedro Valido, de 16 anos, foi o primeiro da família a dedicar-se ao pentatlo moderno. É atleta federado e prepara-se para tentar, no próximo ano, o apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude.
A qualificação europeia irá realizar-se de 20 a 23 de setembro nas Caldas da Rainha. “Vamos também procurar trazer um grande evento mundial de biatlo”, revelou a Record Manuel Barroso, presidente da federação.
Opinião dos técnicos
"É um líder, por isso é o nosso capitão. Todos o admiram, todos o respeitam."
Fábio Gomes, treinador de futebol
"O João é um voluntarioso no desporto. Muito educado e um grande vitoriano."
Fernando Ferreira, treinador de atletismo
"Resultado alcançado é uma homenagem ao seu empenho e dedicação."
Luís Abelho, treinador de natação
"É bastante focado e não vira a cara à luta. Ele é extraordinário."
Ricardo Arrifano, treinador de Pentatlo moderno
"Compreende os sacrifícios que são precisos, além de não ser um miúdo de se gabar."
Rita Frischknecht, treinadora de natação
Pelo segundo ano, a Gala das Campeãs foi um verdadeiro sucesso e com emoção à mistura
Equipa de Filipa Patão sagrou-se tetracampeã e conquistou as Taças da Liga e de Portugal
Barcelona, Lyon, Bayern Munique e Chelsea voltaram a ser campeões
Agente e fundadora da Teammate Football Management esteve em conversa com Record
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Emblema mexicano exigiu ser ressarcido por "danos e prejuízos causados à instituição"
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais