Na última jornada da 1.ª Liga, foi homenageado pelo Vitória de Setúbal...
Com 12 anos sagrou-se campeão mundial de biatlo neste escalão. Sonha com os Jogos Olímpicos e com um futuro a defender as balizas do Vitória de Setúbal, mas diz quem o conhece que pode chegar onde desejar.
Para este menino, que convive com a diabetes Tipo1 desde tenra idade, nada parece impossível.
Os pais são o maior apoio e, se calhar, o grande segredo. João Nuno Figueiredo Valido, João Valido ou simplesmente Valido, é assim que se chama o menino exemplo, dedica grande parte do tempo à sua maior paixão: o desporto.
O seu primeiro amor foi o pentatlo, disciplina que começou a praticar aos 5 anos e pela qual sonha ir, em 2020, aos Jogos Olímpicos.
Talvez maior só o amor que sente pelo Vitória de Setúbal, clube onde é guarda-redes dos infantis, o melhor a nível nacional, como diz o treinador, Fábio Gomes, e o mostram os títulos conquistados e o interesse dos grandes já demonstrado.
Mas ele é Vitória. Uma paixão que o faz ir a todos os jogos em casa, e no último, ante o Sporting, foi homenageado... duplamente, já que o seu Vitória fez jus ao nome e derrotou os leões por 2-1. “Foi bom. Gostei da homenagem e do resultado do jogo. Foi um fim de semana inesquecível”, diz timidamente João Valido a Record.
O sonho, que vive agora, é só o início do que deseja que seja a sua carreira. E apesar de dividir o seu tempo por quatro modalidades (pentatlo moderno, natação, atletismo e futebol), na escola é também um menino exemplar, no último ano letivo tirou nota 5 em todas as disciplinas. E quando se pergunta qual a que prefere, não hesita: Educação física, claro!
O futuro ninguém conhece, mas todos os que lidam diariamente com João Valido afirmam: é muito educado, disciplinado, com uma maturidade acima da média. Basta querer, que ele faz.
Pais são o maior apoio e incentivo
Ana Paula e Aníbal, ambos de 48 anos, fazem tudo pelos filhos. A mãe tem a pasta da cultura e da educação, já o pai é o titular do desporto e dos transportes. O pelouro das finanças é dividido. As provas são financiadas por eles, mas com persistência conseguiram patrocínio para o Dubai.
Controlar a diabetes com desporto
De três em três meses, João, de 12 anos, vai às consultas no Hospital D.Estefânia, em Lisboa, e diariamente tem uma rotina para controlar a diabetes Tipo 1. O desporto é fundamental. A Dra. Rosa Pina e a enfermeira Arminda, que acompanham o jovem campeão mundial, conheciam a teoria, mas ele mostrou-lhe como realmente funciona na prática.
O exemplo do mano mais velho
Pedro Valido, de 16 anos, foi o primeiro da família a dedicar-se ao pentatlo moderno. É atleta federado e prepara-se para tentar, no próximo ano, o apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude.
A qualificação europeia irá realizar-se de 20 a 23 de setembro nas Caldas da Rainha. “Vamos também procurar trazer um grande evento mundial de biatlo”, revelou a Record Manuel Barroso, presidente da federação.
Opinião dos técnicos
"É um líder, por isso é o nosso capitão. Todos o admiram, todos o respeitam."
Fábio Gomes, treinador de futebol
"O João é um voluntarioso no desporto. Muito educado e um grande vitoriano."
Fernando Ferreira, treinador de atletismo
"Resultado alcançado é uma homenagem ao seu empenho e dedicação."
Luís Abelho, treinador de natação
"É bastante focado e não vira a cara à luta. Ele é extraordinário."
Ricardo Arrifano, treinador de Pentatlo moderno
"Compreende os sacrifícios que são precisos, além de não ser um miúdo de se gabar."
Rita Frischknecht, treinadora de natação
Pelo segundo ano, a Gala das Campeãs foi um verdadeiro sucesso e com emoção à mistura
Equipa de Filipa Patão sagrou-se tetracampeã e conquistou as Taças da Liga e de Portugal
Barcelona, Lyon, Bayern Munique e Chelsea voltaram a ser campeões
Agente e fundadora da Teammate Football Management esteve em conversa com Record
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida