Sporting: João Mário já convence como o melhor médio

Luís Vidigal, Jaime Pacheco e Rui Águas analisam

• Foto: José Moreira
O ‘sistema Sporting’ tem evoluído em competição e a utilização de João Mário, que começou no centro, passou para a direita e já foi segundo avançado, tem sido nuclear para Jorge Jesus. Assim como Bryan Ruiz, que derivou da esquerda para o centro.

"Isso é capacidade do treinador", defende Luís Vidigal. "Pouco se tem falado da perda de dois jogadores fundamentais como o Nani e o Carrillo, mas foi preciso reinventar e a verdade é que o João Mário joga em qualquer equipa do Mundo e será o melhor médio português dos próximos dez anos. Jorge Jesus teve de lhe arranjar uma posição na equipa. A ausência do Teo Gutiérrez permitiu ao Jesus encontrar a melhor posição para o Bryan Ruiz."

Jaime Pacheco vê em Ruiz aquilo que podia ser aplicado também no FC Porto. "O caso do Bryan Ruiz é o que podia acontecer com o Brahimi no FC Porto, porque para a ala há o Tello." João Mário é o elemento imprescindível. "É o melhor do meio-campo e como o Jesus sentiu que precisava de qualidade tomou a opção de o meter mais na ala. Embora não seja um extremo, integra-se bem, tanto à direita, como à esquerda ou no meio, é do melhor que há."

Gelson agitador. A qualidade de Bryan Ruiz impressiona Rui Águas. "É experiente, tem classe e é adaptável aos dois lugares. Não é veloz, mas tem características apreciáveis, a versatilidade técnica é um delas, e finaliza bem. O Bruno César é semelhante, também marca muitos golos." Quanto a João Mário, não há dúvidas: "Pode ser titular em qualquer das posições do meio-campo, até como segundo ponta-de-lança. Na formação chegou a ser central. É dos melhores portugueses da atualidade. Ora, isto é muita gente capaz. Depois há o Gelson, que agita muito, é incómodo e criativo."
Por António Varela
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Especial

Notícias

Ultimas de Especial

Notícias

Notícias Mais Vistas

Notícias Mais Vistas