All-Star Game: O show das estrelas para servir de exemplo

Uma festa dentro da própria Festa. No sábado, durante umas horas, os protagonistas serão outros

• Foto: DR Record

Pelo terceiro ano consecutivo, o programa da Festa do Basquetebol engloba uma vertente fora do contexto da formação. Estamos a falar dos tradicionais jogos All-Star que, em boa hora, foram reativados e, mais importante, deslocados para um enquadramento que, parecendo pouco lógico, acaba por proporcionar uma jornada diferente, mas bastante interessante para quem assiste, mas também para quem participa.

Um evento com estas características – onde o espetáculo é tão ou mais considerado que o desfecho no marcador – ‘pede’ uma plateia conhecedora, interessada e vibrante. Ora, isso é antecipadamente conseguido em Albufeira, já que as bancadas estarão repletas pelos jovens participantes na Festa, desejosos de ver ao vivo – alguns pela primeira vez na vida –os melhores basquetebolistas a evoluir em Portugal. E tendo em conta o que se viu nos últimos dois anos, com duelos emocionantes, há garantia de espetáculo de qualidade.

Divididos por duas equipas – Norte e Sul, sendo que os representantes ilhéus ‘reforçam’ ambas as formações –, os principais ‘artistas’ da Liga Placard vão, com toda a certeza, proporcionar momentos que os mais novos não vão esquecer depressa. Afinal de contas, bem à sua frente, vão estar alguns dos seus ídolos.

Norberto Alves (Oliveirense/ Norte) e José Ricardo (Benfica/Sul) serão os técnicos de serviço no jogo masculino, devido ao facto de as suas equipas serem as mais bem classificadas no campeonato.

Sendo certo que já é conhecida há algum tempo a constituição das duas equipas – com presença de elementos dos 12 emblemas que competem na principal prova nacional –, os cinco iniciais continuam por esclarecer. Tal deve-se ao facto de a Federação ter convidado os adeptos a tratar dessa escolha, através de uma votação online que ainda decorre (termina às 23.59 horas de hoje). Assim, se pretende que o seu jogador preferido possa alinhar de entrada, ainda está a tempo de votar no site da Federação ou através do Twitter da FPB.

A partida está agendada para as 18.30 horas de sábado, sendo que o All-Star feminino começa às 16 horas. Tudo para ver em www.record.pt.

Lançadores mostram como é

José Silva, Lace Dunn, Carlos Morais, Dominique Coleman e João Guerreiro serão os participantes no concurso de lançamentos de três pontos. Especialistas na arte de lançar ao cesto, os cinco jogadores vão decidir entre si quem sucederá ao benfiquista Tomás Barroso. Em 2017, o base encarnado – a jogar em casa por ser natural de Albufeira – bateu na final o norte-americano Andrew Ferry. Agora, José Silva e o internacional angolano Carlos Morais podem fazer com que o troféu se mantenha em posse de jogadores das águias, mas a oposição do vimaranense Lace Dunn, do algarvio João Guerreiro (atleta da Oliveirense) e do ‘ilhéu’ Dominique Coleman (Lusitânia) promete ser dura.

Afundanços para todos os gostos

Depois de um grande sucesso em 2017, o concurso de afundanços volta a fazer parte do programa da Festa este ano. E já se sabe que o espetáculo está garantido, para gáudio dos mais jovens que, claro, são fiéis seguidores destes concursos muito por culpa do mediatismo que possuem nos Estados Unidos, mais concretamente na NBA. Jeff Early (Illiabum), Jermell Kennedy (Ovarense), Kevin Coronel (Eléctrico) e Khalen Cumberlander (CAB Madeira) serão os quatro participantes que, com toda a certeza, irão atacar o cesto com toda a propriedade, procurando surpreender também pelas coreografias a apresentar. No final saberemos quem sucederá a Jacques Conceição, vencedor o ano passado.

Liga feminina também em ação

Ricardo Botelho (União Sportiva) e José Leite (Quinta dos Lombos) serão os técnicos que dirigirão o All-Star feminino, agendado para as 16 horas do próximo sábado. A elite da liga feminina irá também contribuir para uma tarde que se antevê de grande animação, até porque entre os espectadores estarão centenas de jovens que ambicionam, um dia, poder chegar tão alto. Dentro do campo, várias internacionais portuguesas irão dividir as atenções com estrangeiras de inquestionável valia. No concurso de lançamentos de três pontos marcarão presença Sara Djassi (União Sportiva), Filipa Bernardeco (Benfica), Maianca Umabano e Ashli Payne (GDESSA).

Por Luís Avelãs
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Festa do Basquetebol

Notícias