Unidos por paixão sem fronteiras

Chegaram de todo o país e, horas antes de serem opositores, conviveram como bons amigos. Afinal de contas, foi o basquetebol que os juntou

• Foto: Vítor Mota

A cerimónia de abertura da 12ª Festa do Basquetebol Juvenil agitou o final de tarde em Albufeira. Apesar do vento desagradável que se fazia sentir junto à praia, os cerca de 1.200 atletas - que a partir das 9 horas desta manhã vão começar a disputar os quase 200 jogos que fazem parte do programa – estiveram sempre animados, nomeadamente os mais novos, aqueles que se estreiam nestas andanças e para os quais, claro, tudo no evento constitui novidade.

Mesmo com o cansaço a ser visível no rosto da maioria, natural em quem (e foram quase todos) se levantou bastante cedo para percorrer centenas de quilómetros até atingir o Algarve, os jovens aguentaram estoicamente os largos minutos que passaram desde a chegada à zona da concentração até ao fim da cerimónia. Mas com o entusiasmo inerente à participação numa Festa que para muitos é um objetivo antigo, a dificuldade nem foi assim tanta. Ainda por cima ao som de música animada...

Amizades antigas

Muito interessante foi ver a forma como as delegações se misturavam sempre que possível. Há amizades antigas entre os mais ‘veteranos’ (atletas que estão na terceira e até na quarta chamada para a Festa), mas a maioria só se encontra em Albufeira, razão pela qual todas as oportunidades são boas para colocar a conversa em dia. Mas, entre o são convívio, as ‘bocas’ também apareceram com regularidade. É normal que assim seja. O fair play e o respeito pelos adversários existe, mas a partir de hoje todos querem fazer o melhor possível.

Discursos virados para o respeito entre todos

O basquetebol, como não poderia deixar de ser, foi o tema principal da intervenção de todos os que usaram da palavra durante a cerimónia de abertura, nomeadamente por parte de um orgulhoso Manuel Fernandes, presidente da Federação. Mas é igualmente de salientar os apelos feitos no sentido da Festa continuar a ser um espaço de competição, sim, mas sem esquecer os valores da ética, do fair play, do respeito pelos adversários. José Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, fez a intervenção mais vincada sobre esta temática e viu os presentes – com destaque para os familiares dos jovens participantes – a concordar com as suas palavras.

Conhecimento local é uma realidade

Ninguém em Albufeira consegue passar indiferente à realização da Festa. Nem os estrangeiros, muitos dos quais, perante tanta juventude a passar a pé pelas principais artérias da cidade antes da cerimónia de abertura, chegam a equacionar que se trata de algo relacionado… com os Jogos Olímpicos!

Para os locais, naturalmente, essa dúvida não se coloca. Esta é a sétima vez que a Festa se realiza na sua cidade, depois de ter ‘morado’ em Portimão durante os primeiros cinco anos. A maioria sabe do que se trata e, claro, tem um gostinho especial pelo basquetebol ou não fosse esta uma modalidade com forte tradição em Albufeira, terra do histórico Imortal que, nem de propósito, carimbou recentemente o regresso ao principal escalão do basquetebol nacional, após ganhar a fase inicial da Proliga.

Mas espectadores particularmente atentos das primeiras horas de mais uma edição da Festa foram os familiares dos participantes. Orgulhosos, não paravam de tirar fotografias, filmar tudo o que consideravam relevante e, claro, aplaudir a passagem da ‘sua’ região, com destaque para o escalão onde constavam os jovens que os levaram a tirar uns dias de férias e rumar a sul.

Perante uma ‘invasão’ tão grande, os comerciantes esfregavam as mãos e procuravam atrair as atenções dos visitantes, principalmente para os muitos restaurantes disponíveis. E como já se aproximava a hora do jantar, a maioria acabou seduzida pelas propostas animadoras, muitas das quais anunciadas por estrangeiros e em inglês. Mas, isso, convenhamos, já não é novidade para ninguém. Infelizmente... dizem os portugueses.

Por Luís Avelãs
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Festa do Basquetebol

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.