Aluna de Gouveia abraçou o desafio de fazer Erasmus em Espanha
Maria Inês tem apenas 20 anos, mas decidiu aventurar-se, tal como milhares de portugueses, numa experiência única: o Programa Erasmus.
A jovem nasceu e cresceu em Gouveia, Guarda, numa zona calma e tranquila. Decidiu mudar-se para uma cidade frenética, Madrid, onde estudou e viveu durante seis meses. Apesar de estar a mais de 400 quilómetros de casa, esta estudante está a desfrutar desta aventura e nem a distância foi um entrave.
O Erasmus é um programa símbolo da União Europeia (UE) e a capital espanhola é um dos destinos preferidos dos portugueses. Na capital espanhola, Maria Inês tem um local predileto: o Parque do Retiro, um sítio que lhe recorda a zona onde cresceu.
"Este é o local onde gosto de passar mais tempo. Posso ler, estudar, estar com amigos. É um local verde e calmo", começou por revelar, em conversa com a equipa de reportagem de Record. Maria Inês ,confessa mesmo que é um desafio ingressar no Programa Erasmus.
"Estou a viver com familiares, o que me ajuda a sentir-me mais próxima de casa. Em Madrid tenho, também, a facilidade de poder ir a casa sempre que desejo", afirmou a jovem, que devido à livre circulação de cidadãos europeus na UE tem maior facilidade nas deslocações.
A experiência de Erasmus permitiu a Maria Inês conhecer diferentes pessoas, de diferentes culturas.
"A estudar numa faculdade em Espanha tive oportunidade de conhecer as mais diferentes pessoas, de diferentes culturas. Mas, aqui sentimo-nos, também, próximos de casa. Há muitos portugueses, o que ajuda", concluiu a jovem.
A diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.
Conduziu o Differdange ao feito histórico de conquistar o primeiro campeonato
Jorginho e Diogo Lamas foram peças importantes na conquista do histórico título do Differdange
Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam