Edição do Cinquentenário agita mercado livreiro

Edição do Cinquentenário agita mercado livreiro
Edição do Cinquentenário agita mercado livreiro

VÁRIAS livrarias de Lisboa e Porto foram quinta-feira obrigadas a subverter o processo de distribuição livreiro, avançado com a venda de exemplares do Livro do Cinquentenário ainda antes da informatização das remessas. O lançamento da edição de Record provocou enorme agitação no mercado. Na ponta final das compras de Natal, muitos clientes dirigem-se às lojas com recortes do jornal, exemplares circulam entre dependências para satisfazer pedidos e diversos "franchisings" pedem autorização à sede para arrancar imediatamente com as entregas, deixando o preenchimento das bases de dados para mais tarde.

"As pessoas começaram a perguntar pelo livro e nós decidimos iniciar imediatamente a venda. Depois havemos de introduzir a remessa nas bases de dados", confessou ontem à tarde Manuel Vicente, da Bertrand do Colombo. "Recebemos quatro exemplares e já só temos um. Dois foram vendidos aqui e outro teve de ser enviado para a nossa livraria de Alvalade, onde havia uma encomenda", explicou Paula Cunha, da Livraria Castil do mesmo centro comercial.

Da primeira edição de cinco mil exemplares, a editora ASA já conseguiu colocar no mercado 750 unidades. Muitas só estarão à venda hoje, depois da informatização das encomendas. Mas também já há "stocks" esgotados. O fenómeno verifica-se sobretudo em Lisboa, cidade onde está instalada grande parte das sedes e onde as dependências assumem maior autonomia em relação aos escritórios centrais.

"Vamos ter de pedir mais exemplares depois do Natal. Recebemos dez livros ontem (quarta-feira) e já vendemos nove", comentou a meio da tarde Carlos Loureiro, da Bulhosa Livreiros do centro comercial das Amoreiras. Ao fim da tarde o exemplar restante já fora vendido e os clientes continuavam a perguntar pelo livro.

Várias das livrarias ontem consultadas pelo nosso jornal queixaram-se da necessidade de informatizar os dados antes de proceder às vendas. É o que acontece no Porto, com lojas como a Bertrand-Brasília ou a Leitura. Os lojistas confessam-se ansiosos por poder iniciar as vendas, tendo em conta os muitos pedidos que vão surgindo, em resposta à publicidade dos últimos dias.

A ASA poderá vir a avançar para novas edições assim que se esgotarem as unidades impressas nesta primeira fase. Apesar de tudo, os interessados continuam a dispor da oportunidade de adquirir o livro a tempo das prendas de Natal ou antes da chegada do ano 2000, a última etapa antes do encerramento do segundo milénio.

Dividido em dois volumes (Futebol e Modalidades) e impresso em papel de excelente qualidade, o Livro do Cinquentenário, apresentado terça-feira passada, faz o resumo dos últimos cinquenta anos do desporto nacional e internacional. A sua publicação coincide com a passagem do quinquagésimo aniversário do nosso jornal.

REPORTAGEM NO «ACONTECE»

O magazine cultural "Acontece", emitido diariamente pela RTP 2 e apresentado por Carlos Pinto Coelho, está a preparar uma reportagem sobre o Livro do Cinquentenário de Record. O trabalho, segundo admitiu fonte da produção, deverá ser apresentado ainda antes do final do ano, provavelmente durante a próxima semana. As filmagens principais já estão concluídas e falta apenas recolher alguns depoimentos para completar a reportagem. Depois do texto publicado na edição de quarta-feira, o diário “Público” volta domingo ao tema, com um texto incluído no magazine da revista semanal “Pública”, secção Guru. A edição de sábado do semanário “Expresso” também dedica à edição do nosso jornal um texto de Francisco Bélard, inserido na secção Cultura.

O Livro do Cinquentenário, apresentado terça-feira, tem merecido ampla divulgação por parte dos meios de comunicação social. RTP, SIC, Sport TV e “O Jogo” foram alguns dos outros órgãos que já dedicaram espaço ao assunto.

J. N.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Cinquentenário

Notícias
Notícias Mais Vistas