António Costa apelou esta quinta-feira a uma utilização intensiva da Stayaway Covid, a aplicação para telemóveis que ajuda a rastrear contactos em caso de contágio pelo novo coronavírus. Numa altura em que se preparar o regresso às aulas, o primeiro-ministro dirigiu-se em especial às escolas, a alunos, professores e funcionários, pedindo que instalem a aplicação e que lhe deem uso.
Até agora, e uma semana e meia depois de a aplicação ser sido disponibilizada a toda a gente, há 735 mil pessoas que procederam já ao respetivo download. António Costa quer que sejam muitas mais e avisou que a app é particularmente útil nas escolas para que rapidamente possa haver um alerta em caso de contágio.
O primeiro-ministro referiu também o exemplo das grandes empresas, caso das redações de jornais, onde há muitas pessoas a trabalhar em simultâneo no mesmo espaço e lembrou ainda que a aplicação é da maior importância para quem é utilizador regular dos transportes públicos.
Quanto mais pessoas a usarem, mais eficaz ela é, disse repetidamente. Até porque muitas das pessoas infetadas estão assintomáticas.
Costa voltou a sublinhas que a aplicação é totalmente voluntária e que não está em causa a utilização de quaisquer dados pessoais que possam ser de alguma forma ser violados.
A aplicação, desenvolvida pelo INESC TEC, permite fazer um rastreamento através dos telemóveis que a utilizam usando o Bluetooth. Os aparelhos falam entre si e sempre que estiverem a menos de dois metros uns dos outros e durante um período de pelo menos 15 minutos guardam essa informação. Entretanto, se um utilizador for ao médico e lhe for diagnosticada Covid-19, receberá um código, que introduzirá na aplicação do seu telemóvel. Começará então o rastreio. A app vai verificar que contactos aconteceram nos 14 dias anteriores o período de incubação da doença e enviar-lhes um aviso: atenção que esteve numa situação de risco e, por isso, deve contactar as autoridades de saúde e verificar se foi ou não infetado.
Por NegóciosERSE estima que um casal sem filhos sinta um aumento de 18 cêntimos na fatura mensal, mas uma família com dois filhos poderá ter de gastar mais 28 cêntimos por mês com a eletricidade.
Juíza Dora Lucas Neto anunciou, durante a leitura da decisão, que o TC se pronunciou por unanimidade sobre a inconstitucionalidade de várias normas.
Os tutores vestiram os cães com quimonos e levaram-nos a templos, para abençoar os seus companheiros
A carta enviada aos funcionários chega numa altura em que os diretores executivos da Netflix estão a tentar fechar o negócio
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League