António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, informou esta segunda-feira que 51% das novas infeções por covid-19 ocorreram em pessoas entre os 20 e os 49 anos, identificando uma "nova fase" da pandemia que assola o país há mais de seis meses.
Segundo o governante, apenas 10% dos novos 613 casos são entre a população com mais de 70 anos. A taxa de letalidade está agora nos 2,9 % e sobe 14,5% acima dos 70 anos, referiu ainda Sales durante a conferência de apresentação do boletim epidemiológico sobre a covid-19.
Zona da Grande Lisboa, Guimarães e Vila Nova de Gaia são as zonas com mais infetados por mil habitantes. "São as zonas do país mais afetadas", disse Graça Freitas, a diretora-geral de Saúde.
Sobre o possível regresso do público aos estádios de futebol, o secretário de Estado da Saúde diz que o Governo vai continuar a tentar garantir o regresso à normalidade do máximo das modalidades desportivas, mas que o combate mais eficaz à pandemia é sempre o objetivo principal.
Com o país a entrar em estado de contingência, o futebol "não deve dar sinais contrários", explicou o governante, acrescentando que o futebol deve manter a boa imagem que deixou no final da época passada.
No dia em que milhares de crianças voltam às aulas e que colégios anunciam ter já turmas em isolamento profilático, Graça Freitas refere que as regras da DGS são generalizadas para o público e o privado.
Acabar com o comprimento com o cotovelo
Sobre as declarações do secretário-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Tedros Adhanom, que referiu que o cumprimento com o cotovelo acarreta riscos desnecessários, Graça Freitas lembra que é um cumprimento rápido e lateral e que por isso, aparentemente, "não parece que constitua risco".
"Um contacto de alto risco implica contacto mais prolongado e de face a face", acerscentou.
Por SábadoPresidentes de câmara, perante a situação de calamidade, poderão “reconhecer a impossibilidade de realização da votação” nas assembleias ou secções de voto afetadas pelo mau tempo
Em quatro anos, Ricardo Leitão Machado amealhou 450 milhões em Angola
Governo decretou medida até ao próximo domingo para 68 concelhos
Clube inglês avança com iniciativa inspiradora contra a discriminação no desporto
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Segunda e última janela de inscrições de jogadores para 2025/26 fechou em Portugal e nos cinco principais campeonatos europeus