O presidente do PSD disse hoje esperar que PS e Chega "não constituam uma aliança negativa para impedir o Governo que os portugueses quiseram", voltou a recusar entendimentos com o partido de André Ventura, mas sem excluir diálogo.
Na fase das perguntas dos jornalistas, Luís Montenegro foi questionado se, com uma vitória por margem curta da Aliança Democrática (coligação que junta PSD/CDS-PP e PPM), mantém o "não é não" que tinha dito a entendimentos com o Chega antes e durante a campanha.
"Eu assumi dois compromissos na campanha eleitoral e naturalmente que cumprirei a minha palavra. Nunca faria a mim próprio, ao meu partido e à democracia portuguesa tamanha maldade que seria incumprir compromissos que assumi de forma tão clara", disse.
Sobre a margem da vitória, salientou que "ela tem a expressão que os portugueses lhe quiseram dar", acrescentando que "há dois anos havia uma maioria absoluta do PS, agora há uma maioria relativa da AD".
Montenegro foi questionado se não teme que o Chega possa derrubar o Governo à primeira oportunidade.
"Estamos cientes que, em muitas ocasiões, a execução do programa de Governo terá de passar pelo diálogo na Assembleia da República. É natural e é nossa expectativa que todos partidos possam assumir a sua responsabilidade, a começar pelo principal partido da oposição", disse.
Neste ponto, o líder do PSD disse compreender que o PS não se reveja no programa do Governo, nem adira às propostas da AD, mas defendeu que tem a responsabilidade de respeitar "a vontade do povo português".
"E é nessa lógica que a minha mais firme expectativa é que o PS e o Chega não constituam uma aliança negativa para impedir o governo que os portugueses quiseram", enfatizou.
Por LusaEscritor português perdeu a vida esta quinta-feira, aos 83 anos
Escritor português morreu esta quinta-feira aos 83 anos
Informação está a ser avançada pelo 'Expresso'
Sem fugas de informação, não fez convite nenhum para a Casa Civil antes da tomada de posse e divide o tempo entre o escritório e as visitas silenciosas ao terreno
Num duro testemunho, Daryl Janmaat recorda que o vício começou após sofrer uma grave lesão no joelho
Fabiano Flora teve de arranjar uma alternativa depois do cancelamento do seu voo na manhã desta segunda-feira
Eduardo Coudet é o novo treinador dos milionários
Avançado português de 27 anos deixou o E. Amadora em janeiro e rumou ao Eupen, da segunda divisão daquele país
Treinador do Al Rayyan diz ser "um desafio manter a calma": "Estamos expostos a tudo e não controlamos nada"
Federico Pastorello desmente que o ex-FC Porto vá alistar-se no exército iraniano após os ataques dos EUA e Israel