_
A Impresa, dona da SIC e do Expresso, prepara já a entrada dos italianos da MediaForEurope (MFE) no seu capital. Esta segunda-feira, a cotada anunciou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a convocatória de uma assembleia-geral acionista extraordinária para 10 de março, com vista à eleição dos novos órgãos sociais que reflitam o "novo ciclo que a empresa perspetiva iniciar".
Assim, o conselho de administração da Impresa será alargado dos atuais seis para nove elementos, mantendo-se nos cargos os seis nomes indicados pela Impreger, "holding" da família Balsemão, e integrando três membros designados pela MediaForEurope (MFE), grupo italiano controlado pela família Berlusconi. Estes três elementos, caso eleitos, apenas assumirão funções após a MFE se tornar, efetivamente, acionista da Impresa. Os nomes propostos são Michele Giraudo, "Chief Revenue Officer" da MediaForEurope Advertising; Massimiliano Ventimiglia, fundador e CEO da Onde Alte, empresa dedicada à IA e "big data" para meios digitais; e Massimo Musolino, CEO para Gestão e Operações da Mediaset em Espanha.
O acordo para a entrada da MFE no capital da dona da SIC prevê que o grupo transalpino fique com 32,934% do capital da Impresa através da subscrição de um aumento de capital no valor de 17,325 milhões de euros. A Impreger mantém-se como maior acionista, com uma participação de 33,738%. A operação está neste momento pendente apenas da decisão da CMVM sobre a necessidade ou não de o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) por parte da MFE. Caso o supervisor determine que a OPA terá de ser lançada, o acordo fica sem efeito.
A assembleia-geral de 10 de março servirá ainda para que, "a título cautelar", seja deliberado novamente os pontos aprovados na reunião magna de 29 de dezembro, no qual foi autorizado o aumento de capital que permite a entrada da MFE. Estes pontos surgem na sequência de a acionista Tilway Management, Inc, sociedade anónima de direito panamiano, ter intentado uma ação judicial de invalidação das deliberações sociais.
Na próxima semana, a 23 de fevereiro, realiza-se a assembleia de obrigacionistas da SIC, que foi adiada por falta de quórum na primeira convocatória, a 6 de fevereiro. O ponto único desta reunião é a alteração às condições de reembolso antecipado das obrigações emitidas pela empresa no ano passado, algo determinante para a entrada da MediaForEurope: em vez de o reembolso poder ser acionado caso a família Balsemão deixe de ter a maioria do capital - o que vai acontecer com a entrada da MFE -, só poderá ser exercido caso fique com menos de um terço.
Dona da SIC agendou uma assembleia-geral extraordinária para 10 de março para eleger novos órgãos sociais, já com os representantes do novo acionista
Margarida Balseiro Lopes esteve esta tarde na Marinha Grande, onde visitou vários equipamentos culturais e desportivos afetados pelas depressões recentes
Gabinete do Primeiro-Ministro reage à notícia do Correio da Manhã e reduz custo da subscrição do canal dos 585 euros mensais para os 146 euros
Notícia foi avançada pela esposa do ator através de uma publicação no Facebook.
Internacional inglês, recém-contratado, não pode desempenhar a atividade profissional sem visto de trabalho na Holanda
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Equipa de Roterdão suou para derrotar o Go Ahead Eagles
Belga diz ter aprendido muitas coisas com o técnico do Benfica
Internacional português ruma à Suíça após rescindir com o Tondela
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea