Espanha não vai participar no Festival Eurovisão da Canção de 2026 depois de a União Europeia de Radiodifusão (UER) ter aprovado a participação de Israel no concurso.
A informação foi avançada pela RTVE, esta quinta-feira. A empresa de rádio e televisão espanhola anunciou também que não vai transmitir a final da competição, que este ano se realiza na Áustria.
Em maio, a RTVE enviou uma carta à UER onde pediu uma votação sobre a participação de Israel no festival. Desde setembro, Espanha tem vindo a ameaçar não participar na competição, caso Israel se mantivesse. "Se ninguém se chocou quando começou a invasão da Rússia e eles foram solicitados a se retirar de competições internacionais e a não participar do Eurovision, então Israel também não deveria se chocar", disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em maio.
Outros países, como os Países Baixos e a Irlanda, também já anunciaram que não vão participar na edição deste ano da Eurovisão pelo mesmo motivo.
De acordo com a UER, num comunicado partilhado ao final da tarde desta quinta-feira no 'site' oficial daquele organismo, "todos os membros da UER que desejem participar no Festival Eurovisão da Canção 2026 e concordem em cumprir as novas regras são elegíveis para participar".
"A grande maioria concordou que não era necessário realizar uma nova votação sobre a participação e que o Festival Eurovisão da Canção 2026 deveria decorrer como previsto, com as salvaguardas adicionais em vigor", lê-se no comunicado.
Por Correio da Manhã e LusaRTVE anunciou também que não vai transmitir a final da competição, que este ano se realiza na Áustria.
Craque português fez anúncio com publicação nas redes sociais
A artista espanhola vai dar dois concertos na Meo Arena, em Lisboa, a 8 e 9 de abril.
Reação após circularem imagens nas redes sociais
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Técnico deixa o Columbus Crew para assinar por duas épocas e meia com os escoceses
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter