Jogo Limpo renovado sem Eduardo Barroso e Lourenço Pinto

EDUARDO Barroso defenderá sexta-feira pela última vez o Sporting no programa da SIC Jogo Limpo. Lourenço Pinto acompanha-lhe as pisadas na próxima semana, altura em que o teledebate entra num interregno (vésperas de Natal e Ano Novo) para regressar em Janeiro completamente renovado.

Cinha Jardim (que não conseguimos contactar) deve também seguir o exemplo dos seus colegas de painel. É o fim de um modelo considerado esgotado pelos dois comentadores.

PUB

O médico sportinguista despede-se da emissão cansado de discutir futebol. A “demasiada exposição” mediática a que fica sujeito é outra das razões invocadas, e que complementa uma terceira, os pedidos de “familiares, amigos e pacientes” para que salvaguardasse a sua imagem.

Depois de quase 20 meses como membro do painel de comentadores residentes da SIC, Eduardo Barroso lamenta apenas os tempos em que a emissão era coordenada por Jorge Schnitzer. Recorda o tendenciosismo e a agressividade ”gratuita” de Os Donos da Bola – ”passado” que até lhe valeu posteriores ofensas públicas de Schnitzer, que os tribunais vão ter de apreciar. E suspira de alívio quando menciona o convite feito por José Fragoso, editor de desporto do canal de Balsemão, para participar no Jogo Limpo. “Foi a oportunidade ideal para me distanciar definitivamente dos insultos e insinuações que marcaram o anterior programa.”

As razões invocadas por Lourenço Pinto não diferem muito das de Barroso.

PUB

”A minha vida profissional é incompatível com a assiduidade semanal que o programa exige”, sublinha o advogado portista. ”Além disso, penso que devem ser pessoas especializadas em desporto a esclarecer o público do futebol e não a clubite aguda.”

Quanto a Cinha Jardim, desconhece-se o que lhe reserva a SIC, mas também está em aberto a hipótese de terminar a sua rápida passagem pela televisão.

Seja como for, depois da efémera participação de Leonor Pinhão em Os Donos da Bola, foi novamente o canal dirigido por Emídio Rangel o único a arriscar a aposta numa mulher para intervir num meio marcadamente masculino.

PUB

NOVO FORMATO EM JANEIRO

Mas o exorcismo de Os Donos da Bola ainda não acabou. Na próxima sexta-feira será a última vez que a emissão apresentada por David Borges vai para o ar com o actual formato. O regresso está marcado para sexta-feira, 8 de Janeiro, com uma nova estrutura que deverá fechar o ciclo dos comentadores que representam o FC Porto, Benfica e Sporting, e passará a centrar-se mais nos comentários de especialistas sem vínculo clubístico: ex-jogadores, treinadores ou jornalistas.

O programa de sexta-feira servirá para explicar aos espectadores o que aí vem e quais os senhores que se seguem. Quinta-feira, José Fragoso recusou adiantar qualquer informação. Mas é muito provável que a grande mudança se reflicta no conteúdo: o futebol passará a ser o grande protagonista das madrugadas de sexta para sábado.

PUB

Eduardo Barroso desconhece o que será a emissão daqui para a frente. Mas sabe que os dias de teledefensor do Sporting terminam nas próximas horas. O fim da ligação ao Jogo Limpo já estava previsto desde o primeiro programa, justifica Eduardo Barroso. Quando recebeu o convite, avançou com uma condição: que o libertassem a partir do início do ano. A viagem a Macau e Timor, como médico pessoal do Presidente da República, Jorge Sampaio, impede-o de estar presente na emissão da próxima semana, a última da actual série, e assim a despedida é já nas próximas horas.

ANDRÉ MACEDO

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Notícias Mais Vistas
PUB