_

Lagarde abandona jantar em Davos após críticas da Administração Trump à Europa

Christine Lagarde, presidente BCE
• Foto: Lusa/EPA

A presidente do BCE, Christine Lagarde, abandonou um jantar privado em Davos, na terça-feira, durante um discurso do secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em que se mostrou fortemente crítico dos países europeus, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg e outros media.

No evento, cujo anfitrião era o CEO da BlackRock, Larry Fink, estavam mais de 100 pessoas, entre os membros mais proeminentes do Fórum Económico Mundial, governantes e outros dignitários. No programa, Lutnik tinha a cargo o discurso de encerramento.No discurso, Lutnick menosprezou as economias europeias e a sua falta de competitividade, em comparação com as congéneres europeias, o que causou algum desconforto na sala com a escalada das críticas. Durante o discurso, Lagarde foi vista a sair do evento. 

PUB

Os comentários de  Lutnick terão sido vaiados por algumas pessoas, de acordo com as fontes citadas pelos media, algo que é negado por um porta-voz do departamento do Comércio, que também desmente que alguém tenha saído durante o discurso. Mas há uma pessoa que a Administração Trump admite ter vaiado o discurso: o ex-vice-presidente democrata Al Gore – algo que o próprio também desmente. 

Um CEO de uma empresa europeia e um responsável de um país da Zona Euro disseram à Bloomberg que concordam com a saída antecipada de Lagarde do jantar e que a Europa precisa de se defender.O jantar terá terminado mais cedo que o previsto, antes da sobremesa, uma vez que várias pessoas estariam a abandonar a sala, de acordo com a Reuters.

PUB

Por Negócios
1
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Fora de Campo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB