Vai ser obrigatório o uso de máscaras nos transportes públicos, escolas, comércio e outros locais fechados com várias pessoas, anunciou António Costa, depois do conselho de ministros, na apresentação na qual está a dar conta do desconfinamento, que será feito gradualmente.
Os transportes vão manter, também, capacidade máxima. A lotação máxima possível é de dois terço da capacidade. Aqui, salientou, será obrigatório o uso das máscaras. E as transportadoras continuam a ser obrigadas a "normas muito exigentes" de higienização e limpeza.
No conjunto de medidas que está a ser anunciado por António Costa, limita-se a 5 pessoas por cada 100 metros quadros nos espaços fechados, salientando, no entanto, que o deve cívico é de recolhimento domiciliário, sendo o confinamento obrigatório para pessoas doentes ou em vigilência ativa.
Os eventos e ajuntamentos continuam a ser proibidos desde que tenham mais de 10 pessoas, "mesmo entre 10 pessoas se deve praticar a regra de distanciamento", salientou o primeiro-ministro.
As escolas vão abrir a 18 de maio para os 11º/12º anos ou 2º e 3º anos de outras ofertas formativas (10h - 17h), para os equipamentos sociais na área da deficiência, e creches (com opção de apoio à família). A 1 de junho serão abertas as creches, ATL e pré-escolas.
As decisões, salientou o primeiro-ministro, serão reavaliadas de 15 em 15 dias.
Por NegóciosA partir de segunda-feira, 13, a gasolina não terá alterações no valor, rondando os 1,701 euros por litro
Pode ser sinal de afeto, uma chamada de atenção ou um alerta de saúde
Presidente dos EUA adiantou ainda que serão impostos controlos nas exportações de todos os "softwares críticos"
Jogada de Emmanuel Macron pode estar condenada ao fracasso, com partidos de diferentes áreas políticas a criticarem a decisão e a anunciarem que poderão avançar para uma moção de censura ao Governo.
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Triunfo indiscutível por 5-0
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Morgan Rogers (3'), Watkins (11') e Saka (20') fabricaram o triunfo inglês por 3-0