Vai ser obrigatório o uso de máscaras nos transportes públicos, escolas, comércio e outros locais fechados com várias pessoas, anunciou António Costa, depois do conselho de ministros, na apresentação na qual está a dar conta do desconfinamento, que será feito gradualmente.
Os transportes vão manter, também, capacidade máxima. A lotação máxima possível é de dois terço da capacidade. Aqui, salientou, será obrigatório o uso das máscaras. E as transportadoras continuam a ser obrigadas a "normas muito exigentes" de higienização e limpeza.
No conjunto de medidas que está a ser anunciado por António Costa, limita-se a 5 pessoas por cada 100 metros quadros nos espaços fechados, salientando, no entanto, que o deve cívico é de recolhimento domiciliário, sendo o confinamento obrigatório para pessoas doentes ou em vigilência ativa.
Os eventos e ajuntamentos continuam a ser proibidos desde que tenham mais de 10 pessoas, "mesmo entre 10 pessoas se deve praticar a regra de distanciamento", salientou o primeiro-ministro.
As escolas vão abrir a 18 de maio para os 11º/12º anos ou 2º e 3º anos de outras ofertas formativas (10h - 17h), para os equipamentos sociais na área da deficiência, e creches (com opção de apoio à família). A 1 de junho serão abertas as creches, ATL e pré-escolas.
As decisões, salientou o primeiro-ministro, serão reavaliadas de 15 em 15 dias.
Por NegóciosMiguel Alpalhão, dermatologista, ficou também sem vencimento
Mãe da jovem de Almada de apenas 18 anos já reagiu à triste notícia
Projeto será lançado em 2026
Canal da Medialivre obteve uma média 67.400 espectadores a cada minuto do dia
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Selecionador dos Estados Unidos lançou Campeonato do Mundo