A startup de inteligência artificial de Elon Musk, a xAI, lançou uma nova versão do seu chatbot, o Grok-2, para concorrer com os rivais ChatGPT, Gemini e Claude, desenvolvidos pela OpenAI, Google e Anthropic, respetivamente.
A ferramenta de inteligência artificial generativa estará disponível para os assinantes da rede social X (o antigo Twitter, detido por Musk), assim como uma versão mais limitada (o Grok-2 mini). Ambos os chatbots estão para já disponíveis em versão beta (experimental).
De acordo com uma publicação no blogue da xAI, o Grok-2 representa um "passo em frente significativo face ao modelo anterior Grok-1.5, apresentando capacidades avançadas em conversação, código e raciocínio".
Contudo, de acordo com sites especializados em IA, a nova ferramenta poderá criar problemas éticos, ao permitir a geração de imagens a partir do X, incluindo de políticos, o que poderá contribuir para a disseminação de desinformação e fake news.
Fundada há apenas 18 meses, a xAI angariou cerca de 6 mil milhões de dólares em financiamento, avaliando a empresa em 18 mil milhões, de acordo com o Financial Times. Musk quer ainda investir mais 5 mil milhões de dólares na empresa, que fundou depois de ter entrado em desacordo com o rumo da OpenAI, de que foi um dos fundadores.
A nova versão deve colocar a xAI entre as cinco principais empresas que desenvolveram chatbots a nível mundial.
Por NegóciosOs motivos e eventuais planos de ataque do homem estão a ser investigados pelas autoridades
APA está também a realizar intervenções nas margens do rio Lis, no concelho de Leiria, que sofreu uma rotura no dique da margem esquerda do rio, sob o viaduto da A17
Irmãs Bella e Gigi Hadid são apontadas como potenciais vítimas do predador. Milionário terá tentado comprar uma agência de modelos brasileira em 2016
Céu limpo fica até terça-feira; poeiras chegam nesse dia
Marco Ruben, jogador com mais jogos disputados e golos marcados pelos 'Canallas', reencontra 'El Fideo'
Tiago Leal trabalhou com o médio no Lille e considera boa a decisão do agora médio do Columbus Crew
Equipa da Flórida arranca em falso na MLS
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Entre 1996 e 1999, nos EUA, os penáltis convencionais foram substituídos e Chiquinho Conde falou a Record sobre a bizarra experiência
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder