Os três grandes no Facebook: a semana em que todos ganham

1/3

Apesar de ténue, a liderança continua a pertencer ao Benfica, com a maior percentagem de envolvimento dos adeptos na fanpage do clube no Facebook.

Os benfiquistas produziram cerca de 39% das mais de 353 mil interações registadas, entre 19 e 25 de outubro, nas páginas oficiais dos três grandes no Facebook. Com 38% do envolvimento, o Porto encurta o diferencial das últimas duas semanas em relação ao Benfica. Enquanto o Sporting continua na terceira posição da competição virtual, com 23%.

PUB

Em comparação com a última análise, todos os clubes ganharam, ainda que a grande vitória tenha sido dos dragões, com uma subida de cerca de 206%, os leões registaram também uma notável subida, com 67,8%. As águias tiveram a subida mais ligeira da semana, com apenas 9,6% do envolvimento dos adeptos.

A taxa geral de envolvimento cresceu significativamente esta semana: cerca de 61,8%.

O Porto lidera em número de publicações (102), seguido pelo Benfica (55) e pelo Sporting (44). Os dragões tiveram o post com mais ‘gostos’ da semana, embora as águias tenham colocado sete posts no Top 10 das publicações com mais ‘gostos’.

PUB

O post com mais ‘gostos’ do FC Porto (cerca de 9,9 mil) assinala o resultado final do jogo com o FC Lokomotiv, que os dragões venceram por (3-1) tendo passado a liderar o grupo D da Liga dos Campeões. O post com mais ‘gostos’ do Benfica (cerca de 6,6 mil): "#FutsalBenfica aumenta vantagem sobre os rivais para 5 pontos!", escreveram as águias. Já o post com mais ‘gostos’ do clube de Alvalade (cerca de 3,6 mil) informa, em nome da SAD, que o contrato do extremo argentino Marcos Acuña foi prolongado até 2023.

Numa semana em que os clubes portugueses jogaram mais uma jornada da Liga dos Campeões e Liga Europa, o número de reações (gostos, partilhas e comentários) dos três grandes na maior rede social do mundo teve um impacto muito positivo, com uma subida de cerca de 80%. Os benfiquistas (com 127 mil) encabeçam este número, à frente dos portistas (com 121,8 mil) e dos sportinguistas (com 73,7 mil).

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

PUB

Autoria de Célia Gouveia e Branco Di Fátima, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Fora de Campo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB