_
1/4
O FC Porto lidera o envolvimento dos adeptos no Facebook. O Benfica segue na segunda posição, enquanto o Sporting ocupa o último lugar na competição virtual. Os portistas produziram 37% das mais de 307 mil interações registadas, entre 26 de outubro e 1 de novembro, na maior rede social do mundo. Os benfiquistas criaram 35% do total e os sportinguistas, 28%. Esta é uma semana em que, se houve alguém que ganhou, foi o sporting. Os leões registaram um aumento de 8,72% do total do envolvimento relativamente à semana anterior. O Benfica, em sentido inverso, registou um decréscimo de 21,8% no envolvimento, enquanto o FC Porto perdeu 13,4%. Em comparação com o último período em análise, o índice geral de envolvimento caiu 11,5%. Com as primeiras oito jornadas já disputadas, a taxa de envolvimento continua a oscilar ligeiramente para cima ou para baixo.
Os dragões (87) assumiram a liderança do número de publicações na rede, já as águias e os leões (este último, com seu número record de posts) igualaram-se na quantidade de publicações (52). O Benfica (5) lidera o TOP 10 das publicações com mais ‘gostos’ do período. O segundo lugar é disputado pelo Sporting (3), seguindo-se o FC Porto (2).
O Benfica teve o post com mais ‘gostos’ da semana, cerca de 54 mil: uma entrevista a Salvio (camisola 18 das águias) em que o atleta faz uma retrospetiva do seu percurso pelo clube. O post com mais ‘gostos’ dos portistas, cerca de 53 mil, assinala o resultado final do jogo entre o FC Porto e o CD Feirense (2-0), que permitiu à equipa azul e branca ultrapassar o rival Benfica e ascender ao topo da tabela classificativa. Já o Sporting recebeu cerca de 42 mil ‘gostos’ num post em que celebra a vitória frente ao Boavista (3-0), com golos de Bruno Fernandes e Nani.
Os portistas (103 mil) também encabeçam o número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo, à frente das águias (97,5 mil) e dos leões (78 mil). Também nesta estatística, FC Porto e Benfica perderam interações em comparação com o último barómetro. Apenas o Sporting registou uma subida, ainda que ligeira, com cerca de 6%.
Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).
Autoria de Célia Gouveia e Branco Di Fátima, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.
Presidentes de câmara, perante a situação de calamidade, poderão “reconhecer a impossibilidade de realização da votação” nas assembleias ou secções de voto afetadas pelo mau tempo
Em quatro anos, Ricardo Leitão Machado amealhou 450 milhões em Angola
Governo decretou medida até ao próximo domingo para 68 concelhos
Clube inglês avança com iniciativa inspiradora contra a discriminação no desporto
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Segunda e última janela de inscrições de jogadores para 2025/26 fechou em Portugal e nos cinco principais campeonatos europeus