Os três grandes no Facebook: FC Porto na liderança da rede

1/4

O FC Porto lidera o envolvimento dos adeptos no Facebook. O Benfica segue na segunda posição, enquanto o Sporting ocupa o último lugar na competição virtual. Os portistas produziram 37% das mais de 307 mil interações registadas, entre 26 de outubro e 1 de novembro, na maior rede social do mundo. Os benfiquistas criaram 35% do total e os sportinguistas, 28%. Esta é uma semana em que, se houve alguém que ganhou, foi o sporting. Os leões registaram um aumento de 8,72% do total do envolvimento relativamente à semana anterior. O Benfica, em sentido inverso, registou um decréscimo de 21,8% no envolvimento, enquanto o FC Porto perdeu 13,4%. Em comparação com o último período em análise, o índice geral de envolvimento caiu 11,5%. Com as primeiras oito jornadas já disputadas, a taxa de envolvimento continua a oscilar ligeiramente para cima ou para baixo.

Os dragões (87) assumiram a liderança do número de publicações na rede, já as águias e os leões (este último, com seu número record de posts) igualaram-se na quantidade de publicações (52). O Benfica (5) lidera o TOP 10 das publicações com mais ‘gostos’ do período. O segundo lugar é disputado pelo Sporting (3), seguindo-se o FC Porto (2).

PUB

O Benfica teve o post com mais ‘gostos’ da semana, cerca de 54 mil: uma entrevista a Salvio (camisola 18 das águias) em que o atleta faz uma retrospetiva do seu percurso pelo clube. O post com mais ‘gostos’ dos portistas, cerca de 53 mil, assinala o resultado final do jogo entre o FC Porto e o CD Feirense (2-0), que permitiu à equipa azul e branca ultrapassar o rival Benfica e ascender ao topo da tabela classificativa. Já o Sporting recebeu cerca de 42 mil ‘gostos’ num post em que celebra a vitória frente ao Boavista (3-0), com golos de Bruno Fernandes e Nani.

Os portistas (103 mil) também encabeçam o número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo, à frente das águias (97,5 mil) e dos leões (78 mil). Também nesta estatística, FC Porto e Benfica perderam interações em comparação com o último barómetro. Apenas o Sporting registou uma subida, ainda que ligeira, com cerca de 6%.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

PUB

Autoria de Célia Gouveia e Branco Di Fátima, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Fora de Campo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB