_
O passaporte português permite viajar para 190 países ou territórios sem necessidade de visto, o que o torna um dos passaportes "mais fortes" do mundo. Os dados são compilados pela Henley & Partners, uma empresa britânica de assessoria a residência e cidadania, com base em informações fornecidas pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).
Na listagem deste ano, Singapura é o país com o passaporte "mais forte", permitindo viajar para 195 países ou territórios sem necessidade de visto. Segue-se o Japão, com 193.
Na listagem aparece na terceira posição um lote de seis países com acesso a 192 territórios: França, Alemanha, Itália, Espanha, Coreia do Sul e Finlândia.
Ainda à frente de Portugal estão Áustria, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Noruega e Suécia (191).
Entre os países com acesso sem visto a 190 países ou territórios está Portugal, bem como Bélgica, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido.
O Afeganistão permanece firmemente entrincheirado na parte inferior do índice, tendo perdido o acesso sem visto a mais dois destinos no ano passado, para apenas 26 países, criando a maior lacuna de mobilidade nos 19 anos de história do índice
O "ranking" é elaborado anualmente pela Henley & Partners desde 2006. Nesse ano, o passaporte português dava acesso a 123 territórios, o que lhe valia o sétimo lugar, e o mais "potente" era o dinamarquês, que permitia viajar para 130 países sem visto.
Em 2008, Portugal alcançou a posição mais elevada: o segundo lugar, a par de Finlândia e Irlanda, com acesso a 156 países, apenas menos um do que a Dinamarca.
Felinos miam mais e mais alto na presença de tutores masculinos
Em causa estão excertos de um discurso de Trump, editados de tal forma pela BBC que o líder republicano parece exortar explicitamente os seus apoiantes a atacarem o Capitólio em Washington
Quatro mil fogos licenciados nos primeiros dez meses do ano. ‘Invicta’ ganhou 16684 habitantes em 3 anos
ERSE estima que um casal sem filhos sinta um aumento de 18 cêntimos na fatura mensal, mas uma família com dois filhos poderá ter de gastar mais 28 cêntimos por mês com a eletricidade.
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países