_
Uma escassez de circuitos integrados de memória - componentes responsáveis por armazenar dados em dispositivos eletrónicos - deverá levar a um aumento dos preços dos smartphones em 2026 e afetar as contas de algumas das maiores produtoras mundiais.
A informação, revelada por um relatório da Counterpoint Research, citado pela CNBC, mostra que o preço médio dos smartphones poderá subir 6,9% no próximo ano, em comparação com os preços praticados no ano em curso. A estimativa da empresa de consultoria e estudos de mercado fica assim bastante acima da previsão feita anteriormente, na qual a Counterpoint apontava para um aumento dos preços de 3,6% para 2026.
A par disso, a consultora avança ainda que as vendas de smartphones – medidas através das entregas e envios de smartphones para locais de venda – poderão cair 2,1% em 2026.
O aumento esperado dos preços deve-se, sobretudo, à escassez de componentes específicos, como os circuitos integrados de memória e a “estrangulamentos” na cadeia de abastecimento de semicondutores, desafios agravados pela forte procura por estas tecnologias devido ao “boom” da inteligência artificial (IA).
Nesta linha, a construção contínua de centros de dados a nível global tem vindo a aumentar a procura por sistemas desenvolvidos pela Nvidia, que, por sua vez, utiliza componentes desenhados pela SK Hynix e pela Samsung – os dois maiores fornecedores dos chamados circuitos integrados de memória.
Para smartphones mais baratos, vendidos por 200 dólares ou menos (cerca de 170,28 euros ao câmbio atual), o custo para produzir um único telemóvel cresceu entre 20% a 30% desde o início do ano, segundo a Counterpoint. Já para produzir um smartphone de gama mais alta, o custo aumentou de 10% a 15% no mesmo período.
“Os preços das componentes de memória podem subir mais 40% até ao segundo trimestre de 2026, resultando num aumento dos custos dos materiais [necessários para a produção] entre 8% e mais de 15% acima dos valores atuais”, escreveu a Counterpoint.
Assim, “a Apple e a Samsung estão em melhor posição para enfrentar os próximos trimestres [...], mas será difícil para outras empresas que não têm tanta margem de manobra gerir a sua posição no mercado em relação às suas margens de lucros”.
A nota da consultora refere que este aumento esperado nos preços dos smartphones se deverá refletir “especialmente” nas fabricantes chinesas.
Por NegóciosPrincipal alvo eram casas de luxo em Cascais. Todos os mandados de detenção foram cumpridos.
Aumento deverá refletir-se “especialmente” nas fabricantes chinesas
Felinos miam mais e mais alto na presença de tutores masculinos
Em causa estão excertos de um discurso de Trump, editados de tal forma pela BBC que o líder republicano parece exortar explicitamente os seus apoiantes a atacarem o Capitólio em Washington
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países