O secretário-de-Estado de Saúde, António Lacerda Sales, confirmou os valores do boletim epidemiológico de 140 mortes associadas à covid-19, mais 21 do que no domingo, e 6.408 infetados (mais 446). Lembrou ainda que há 43 casos recuperados e 164 pessoas internadas na unidade de cuidados intensivos.
O governante criticou aqueles que não ficaram em casa e foram desfrutar "do sol" durante o fim-de-semana e lemrou que é necess+ario continuar a "ficar em casa e salvar vidas". "Há duas semanas fecharam as escolas e há duas semanas que as famílias estão nas suas casas a fazer a sua parte nesta luta contra a pandemia", lembrou, saudando todos os que se mantém resguardados em casa.
Confirmou ainda que chegarão esta segunda-feira 700 mil respiradores e 200 mil testes. O governante declarou ainda que a reserva nacional recebeu, na semana passada, mais de 66 mil testes, 5,2 milhões de máscaras cirúrgicas e 1,2 milhões de respiradores FFP2 entre outros equipamentos de proteção individual.
Revelou ainda que a 25 de Março foram feitos mais de cinco mil testes, mostrando um gráfico com os dados disponíveis, lembrando que o Governo aumentou "a capacidade de testes", agradecendo ainda a ajuda do setor privado. "A capacidade laboratorial tem aumentado ao longo da epidemia" de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, com um "crescimento expressivo do número de testes" desde 15 de março, tendo no dia 25 de março sido analisadas 5.100 amostras, disse o secretário de Estado na conferência de imprensa diária
Sales relembrou que os idosos são a população mais exposta aos riscos deste vírus.
Deixou por fim uma palavra aos profissionais de saúde "não só aos que estão na primeira linha de combate ao coronavírus", mas sim a todos os que têm ajudado neste período.
Por SábadoMinistra da Presidência anuncia que situação de alerta devido à pandemia vai manter-se até ao final de julho
Média diária de novos casos no país desceu de 2.380 por milhão de habitantes há duas semanas para 1.560 à data de hoje
No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, o nosso país mantém a maior média da União Europeia (3,68)
Regime entra em vigor a partir do dia 24 de maio e prolonga-se até ao dia 30 de junho
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça